A General Motors está preparando mais um investimento bilionário para suas operações no Brasil, fato que deverá ocorrer no próximo ano, quando a montadora americana comemora 100 anos no mercado brasileiro.
Em entrevista para o podcast CBN/Auto Esporte, Fábio Rua, presidente da GM no país, revelou parte dos planos da montadora sediada em São Caetano do Sul. Um dos planos é “reformular todo o portfólio” da Chevrolet.
Sem mencionar híbridos, mas deixando o assunto no ar, Rua comentou: “Os carros a combustão terão eficiência energética cada vez maior e aqueles com novas tecnologias virão no momento certo”.
Como se sabe, a GM mudou os planos nos EUA para carros híbridos plug-in e isso libera a filial para investir também na tecnologia de dupla propulsão, já que a empresa aqui segue os planos determinados para Detroit.
Diferente deles, na China, a GM aposta em hibridização e possivelmente essa experiencia chinesa será aplicada na nova gama de carros HEV ou PHEV que a Chevrolet terá aqui nos próximos anos, seguindo assim o mercado.
Sobre o novo investimento, Rua disse: “Lembrando que no ano que vem a gente faz 100 anos no Brasil. Então talvez anunciar esse ciclo agora [em 2024] não faça sentido”.
Rua continou: “A gente ainda tem muitas surpresas pela frente e a depender, de novo, da evolução dos debates de políticas públicas, a gente provavelmente trará novidades em relação ao volume de investimentos que a gente reserva para o Brasil”.
Após R$ 1,2 bilhão aplicado em Gravataí para um SUV derivado do Onix, a GM terá ainda mais dionheiro para renovar produtos como o SUV Tracker, além dos próprios Onix e Onix Plus, bem como a picape Montana.
Segundo a revista Auto Esporte, a GM terá no Brasil, um novo SUV médio para concorrer com Compass, Taos e Corolla Cross, além de players de Renault e outras marcas. Ele deverá ser o primeiro híbrido flex nacional, mas só aparecerá entre 2027 e 2028.
Caso ocorra dessa forma, então, não teremos híbridos nacionais da GM até 2027, o que não deixaria de ser um baita atraso diante da concorrência.
A publicação fala que ele terá sistema MHEV de 48V, uma forma indicação da eletrificação importada baseada em EV e PHEV, este último que se espera com o Novo Equinox, que já roda no Brasil.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!