Quatro pessoas foram presas na Califórnia nesta semana após uma investigação do Departamento de Seguros do estado apontar um esquema de fraude de seguros envolvendo uma fantasia de urso.
Segundo o departamento, os suspeitos alegaram que um animal havia danificado seus veículos, mas na verdade usaram uma pessoa fantasiada para simular o ataque.
Os moradores da região de Los Angeles, Ruben Tamrazian, 26, Ararat Chirkinian, 39, Vahe Muradkhanyan, 32, e Alfiya Zuckerman, 39, foram acusados de fraude de seguro e conspiração.
O caso começou a ser investigado no início do ano, quando uma seguradora desconfiou das alegações.
De acordo com o comunicado, os suspeitos relataram que um “urso” teria entrado em um Rolls Royce Ghost de 2010 em 28 de janeiro, causando danos no interior do veículo.
Eles forneceram até mesmo vídeos à seguradora como prova do suposto ataque. No entanto, ao analisar as imagens, os investigadores descobriram que o “urso” era, na verdade, uma pessoa usando uma fantasia.
Além do Rolls Royce, foram encontrados dois outros pedidos de seguro fraudulentos feitos pelos suspeitos para dois outros veículos: um Mercedes G63 AMG de 2015 e um Mercedes E350 de 2022.
Em ambos os casos, a fantasia de urso foi usada para simular que o animal teria danificado os veículos na mesma data e local.
Para confirmar que o “animal” era de fato uma pessoa fantasiada, o Departamento de Seguros consultou um biólogo do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia, que analisou as gravações e concluiu que se tratava claramente de um humano em uma fantasia de urso.
Em uma busca nas residências dos suspeitos, os investigadores encontraram a fantasia utilizada no esquema.
Estima-se que o golpe tenha causado um prejuízo de cerca de US$ 142.000 às seguradoras envolvidas. A prisão dos quatro suspeitos foi realizada na quarta-feira, com o apoio do Departamento de Polícia de Glendale e da Patrulha Rodoviária da Califórnia.
O caso está sendo processado pelo escritório do promotor do condado de San Bernardino.
Até o momento, não há informações sobre a contratação de advogados pelos suspeitos, e suas próximas audiências judiciais ainda não foram divulgadas.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!