Mesmo após ser oficialmente aposentado pela GM nos Estados Unidos, o Cadillac XT4 segue firme e forte em outro canto do mundo: a China.
E não só está vivo, como acaba de ser relançado por lá com a linha 2025, custando praticamente o preço de um SUV compacto básico americano, e um valor que aqui no Brasil compra menos ainda: apenas um VW Polo com uma nova capa, chamado de Tera.
A diferença de valores é tão gritante que chega a beirar o deboche para os consumidores.
Enquanto o modelo mais barato do XT4 era vendido por cerca de US$ 40.795 em solo americano, na China ele parte de apenas 159.900 yuans, o que equivale a aproximadamente US$ 22.200, ou seja, R$ 125.000.
Ou seja, o mesmo Cadillac custa quase 50% a menos – uma economia de mais de US$ 18 mil. Para efeito de comparação, é mais barato que um Chevrolet Trax (US$ 20.500) e até que um Nissan Kicks (US$ 21.520).
O modelo chinês é equipado com um motor 1.5 turbo de 211 cavalos com sistema híbrido leve de 48V, enquanto nos EUA o XT4 era vendido exclusivamente com um 2.0 turbo de 235 cv.
Mesmo assim, a discrepância de preço não se justifica apenas pela motorização. Na China, o XT4 ainda oferece versões mais potentes com o mesmo 2.0 turbo e até mais equipamentos de série.
O interior também não decepciona: o painel conta com uma impressionante tela curva de 33 polegadas com resolução 9K, integrando painel de instrumentos e central multimídia.
Os bancos dianteiros têm aquecimento, ventilação e função massageadora, e há opções como volante aquecido e sistema de som premium da AKG com cancelamento ativo de ruído.
A GM, que decidiu transformar a fábrica do XT4 em Kansas em uma planta exclusiva para produção de EVs, parece estar abraçando a estratégia de adaptar seu portfólio aos mercados de maior interesse imediato.
Mas isso não deixa de escancarar uma realidade desconfortável: enquanto o consumidor americano paga caro por menos, o consumidor chinês recebe mais por muito menos.
As três versões disponíveis na China seguem com preços altamente competitivos: a intermediária custa cerca de US$ 25 mil, enquanto a topo de linha sai por US$ 26.300.
Nos EUA, a versão mais cara do XT4, a Sport AWD, custava a partir de US$ 45.290.
Com esse movimento, a GM deixa clara sua aposta no mercado chinês, onde o apelo por luxo acessível segue em alta.
Por outro lado, a decisão levanta dúvidas sobre a coerência da estratégia global da marca e reforça a percepção de que, no tabuleiro da indústria automotiva, nem sempre os consumidores dos mercados tradicionais saem ganhando.
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