Gostou do preço do Volkswagen Tera? Na China, dá para comprar um SUV da Cadillac com os mesmos 120.000 reais

cadillac xt4 (1)
cadillac xt4 (1)

Mesmo após ser oficialmente aposentado pela GM nos Estados Unidos, o Cadillac XT4 segue firme e forte em outro canto do mundo: a China.

E não só está vivo, como acaba de ser relançado por lá com a linha 2025, custando praticamente o preço de um SUV compacto básico americano, e um valor que aqui no Brasil compra menos ainda: apenas um VW Polo com uma nova capa, chamado de Tera.

A diferença de valores é tão gritante que chega a beirar o deboche para os consumidores.

Enquanto o modelo mais barato do XT4 era vendido por cerca de US$ 40.795 em solo americano, na China ele parte de apenas 159.900 yuans, o que equivale a aproximadamente US$ 22.200, ou seja, R$ 125.000.

vw tera 2026 7
vw tera 2026 7

Ou seja, o mesmo Cadillac custa quase 50% a menos – uma economia de mais de US$ 18 mil. Para efeito de comparação, é mais barato que um Chevrolet Trax (US$ 20.500) e até que um Nissan Kicks (US$ 21.520).

O modelo chinês é equipado com um motor 1.5 turbo de 211 cavalos com sistema híbrido leve de 48V, enquanto nos EUA o XT4 era vendido exclusivamente com um 2.0 turbo de 235 cv.

Mesmo assim, a discrepância de preço não se justifica apenas pela motorização. Na China, o XT4 ainda oferece versões mais potentes com o mesmo 2.0 turbo e até mais equipamentos de série.

cadillac xt4 (2)
cadillac xt4 (2)

O interior também não decepciona: o painel conta com uma impressionante tela curva de 33 polegadas com resolução 9K, integrando painel de instrumentos e central multimídia.

Os bancos dianteiros têm aquecimento, ventilação e função massageadora, e há opções como volante aquecido e sistema de som premium da AKG com cancelamento ativo de ruído.

A GM, que decidiu transformar a fábrica do XT4 em Kansas em uma planta exclusiva para produção de EVs, parece estar abraçando a estratégia de adaptar seu portfólio aos mercados de maior interesse imediato.

vw tera 2026 8
vw tera 2026 8

Mas isso não deixa de escancarar uma realidade desconfortável: enquanto o consumidor americano paga caro por menos, o consumidor chinês recebe mais por muito menos.

As três versões disponíveis na China seguem com preços altamente competitivos: a intermediária custa cerca de US$ 25 mil, enquanto a topo de linha sai por US$ 26.300.

Nos EUA, a versão mais cara do XT4, a Sport AWD, custava a partir de US$ 45.290.

cadillac xt4 (3)
cadillac xt4 (3)

Com esse movimento, a GM deixa clara sua aposta no mercado chinês, onde o apelo por luxo acessível segue em alta.

Por outro lado, a decisão levanta dúvidas sobre a coerência da estratégia global da marca e reforça a percepção de que, no tabuleiro da indústria automotiva, nem sempre os consumidores dos mercados tradicionais saem ganhando.

vw tera 2026 5
vw tera 2026 5


Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.