Governo de São Paulo autoriza construção do primeiro túnel submarino da América Latina, que ligará as cidades de Santos e Guarujá

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Traçado básico do túnel.

O ferry boat mais movimentado do mundo entre ilhas agora terá um concorrente, que há quase um século permeia os sonhos de moradores das cidades de Santos e Guarujá, no litoral do Estado de São Paulo.

O governador Tarcísio de Freitas sancionou uma lei estadual que cria uma PPP (Parceria Público-Privada) que permitirá a construção do primeiro túnel rodoviário submarino da América Latina, uma obra que ligará ambas as cidades paulistas.

Freitas disse: “Esta obra vai alavancar a economia da região e fará a diferença da vida da população, que vai chegar mais cedo em casa. Estamos atendendo a uma reivindicação antiga não só dos moradores da Baixada Santista, mas de todos que visitam nosso litoral”.

Esse túnel ficará sob o canal do estuário do Porto de Santos e pretende ligar ambas as margens do complexo portuário, assim como promover uma ligação seca entre as duas cidades, hoje conectadas pelo congestionado ferry boat, além de travessias de passageiros por barcas.

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Santos (à esquerda) e Guarujá (à direita) na região do Ferry Boat. O túnel ficará bem mais acima.

A obra, orçada em R$ 6 bilhões, tem recursos federais e estaduais num montante de 86%, com o restante vindo da iniciativa privada. O túnel será construído num modelo de blocos submersos e terá seis pistas, com três em cada sentido.

Além das vias para veículos leves e pesados, haverá faixa para operação do VLT, que conectará o sistema hoje existente em Santos ao distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá.

Lá, o VLT terá uma estação na Praça 14 Bis e eventualmente outra no futuro aeroporto do Guarujá, na extinta Base Aérea de Santos. O túnel terá ainda ciclovia, importante, pois Guarujá tem uma das maiores frotas de bicicletas do país, além de passagem para pedestres.

Acima do túnel, num canal com calado (profundidade) de 17 metros, continuarão a passar os navios no Porto de Santos. Com o túnel, que terá 1,5 km de extensão, sendo 870 m sob o braço de mar, eliminar-se-á uma volta de 40 km por estrada, entre as cidades citadas.

Embora não tenha sido mencionada a forma até o momento, o túnel Santos-Guarujá deve utilizar o pedágio eletrônico para evitar filas do lado do Guarujá, onde será feita a cobrança. A tarifa para carros será de R$ 12,30 e metade disso para motos .

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X