Governo deve anunciar acesso a crédito financeiro diferenciado para carros eletrificados

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Mesmo após a Camex determinar o retorno da cobrança de imposto de importação para carros elétricos e aumento do mesmo para carros híbridos e híbridos plug-in, o governo federal prepara mais medidas para favorecer os eletrificados.

Nos bastidores do Mover, empresas como BYD, GWM e GM não gostaram da retomada de tributação para os eletrificados e, pelo menos no caso das chinesas, o aumento do imposto atrapalhou os planos de investimento no país.

Por conta disso, pelo menos no caso da BYD, políticos da Bahia pressionam o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, para amenizar os efeitos negativos da tributação de eletrificados e o governo já estaria trabalhando nisso.

Em Brasília, o que se sabe é que o governo prepara uma medida para permitir melhor condição para investimento de montadoras que queiram fabricar carros elétricos e híbridos no Brasil e, pelo menos, até abril se espera o acesso destas a um crédito financeiro.

Todavia, o governo não quer conceder incentivos sem garantia real de investimento por parte das montadoras, temendo que não se cumpra o prometido, que é iniciar a produção local de eletrificados.

Mesmo com as cotas beneficiam quem mais vende elétricos e híbridos, no caso da BYD, os montantes concedidos pelo governo nos períodos já anunciados é insuficiente para os planos da montadora, que quer ser grande no Brasil.

Um dos planos do governo é acabar com a tributação de IPI por cilindrada, uma vez que carros 1.0 e 1.0 Turbo diferem muito em eficiência energética, um dos pontos-chave do plano Mover.

Itens como emissão do poço à roda, reciclagem e P&D estão na pauta do governo, bem como o chamado “IPI Verde” focando na eficiência energética para tributação. A ideia é estimular a produção nacional dessas tecnologias.

Agora, é esperar por este novo pacote do governo para ajudar quem está disposto a fabricar estes tipos de carros no país.

[Fonte: Estadão ]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X