Governo federal quer alterar a velocidade máxima dentro das cidades

transito trafego estrada (3)
transito trafego estrada (3)

O trânsito das cidades é caótico em muitos lugares e nos horários de pico, certas vias brasileiras são impraticáveis, quase que uma perda de tempo, mas é aquilo que as pessoas precisam ir e vir…

Nestas vias, o limite normalmente empregado em ruas e avenidas varia de 40 km/h a 50 km/h, mas isso depende da localidade e do fluxo de veículos, com vias chegando a 60 km/h.

Todavia, na semana passada, o Governo Federal fez uma consulta pública para atualizar sua Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano, visando atender os padrões recomendados pela OMS e Banco Mundial.

Em zonas urbanas, o limite estipulado pelas organizações citadas é 30 km/h, um limite que realmente seria impraticável em muitas regiões urbanas, onde o fluxo de veículos é maior e consequentemente a velocidade precisa ser maior.

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Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o objetivo do Ministério dos Transportes é discutir soluções que promovam a redução de acidentes no trânsito do país, considerado um dos mais mortais do mundo.

Conforme a Senatran, as medidas serão aplicadas no cenário urbano, mas também incluem rodovias que atravessam cidades. Uma das ideias levantadas é a da redução da velocidade máxima, mas também há outras alternativas em estudo.

Segundo os estudos realizados pela Senatran em diferentes metrópoles brasileiras, mostram que a redução das velocidades resultou em pouco impacto no tempo de viagem.

Em Fortaleza–CE, por exemplo, diferentes avenidas analisadas tiveram a máxima reduzida de 60 km/h para 50 km/h, em 2022. O estudo revelou que o tempo de viagem cresceu 6 segundos por quilômetro percorrido.

Já os sinistros, no entanto, caíram cerca de 30%, com os atropelamentos com vítimas diminuindo em até 63%, enquanto a emissão de gás carbônico foi reduzida em 7%.

Em Curitiba, dados de GPS com voluntários indicaram, também, que trafegar acima dos novos limites de velocidade permite ganhos de somente três segundos por quilômetro percorrido.

A melhora na segurança não vem somente dos limites, mas também dos sistemas de segurança dos veículos, com maior capacidade de frenagem e sistemas de auxílio ao condutor.

Não se trata, no momento, de uma regra para reduzir os limites, somente um estudo para avaliar impactos futuros, mas isso pode levar a uma redução geral adiante.

Pelas regras atuais, o CTB impõe limites para os tipos de vias no país, como pode ser visto abaixo:

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro impõe limites padronizados para diferentes tipos de vias:

  • Rodovias de pista dupla: 110 km/h (automóveis e motos ) ou 90 km/h (demais veículos)
  • Rodovias de pista simples: 100 km/h (automóveis e motos) ou 90 km/h (demais veículos)
  • Estradas: 60 km/h
  • Vias de trânsito rápido: 80 km/h
  • Vias arteriais: 60 km/h
  • Vias coletoras: 40 km/h
  • Vias locais: 30 km/h
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


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