Governo federal regulamenta Programa Mover para impulsionar indústria automotiva nacional

stellantis fabrica rj 1

Sem avisar o setor automotivo, nem mesmo a anfitriã de um evento de apresentação de início de produção em Resende, no Vale do Paraíba dos fluminenses, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que regulamenta o Programa Mover.

Embora a regulamentação das regras do Programa Mobilidade Verde já fosse esperada pelo setor automotivo, as montadoras não receberão previamente o texto sancionado por decreto do presidente, durante o evento da Nissan, com a produção do Novo Kicks.

O documento não teria chegado aos fabricantes, segundo o site Automotive Business , o que causou surpresa nas montadoras, sendo que agora se espera que o documento seja enviado à Casa Civil para então ser publicado no Diário Oficial da União.

Num momento de incertezas quanto ao futuro do mercado americano e com uma guerra comercial em curso entre EUA e China , o movimento do governo federal surge como uma sinalização para a indústria automotiva de que o Brasil é mais confiável agora.

Focada na descarbonização, as regras do Mover incluem índices de reciclabilidade, metas de emissões de gás carbônico (CO₂), metas de eficiência energética e o cálculo aceito será do ciclo “tanque à roda”.

Com vigência até 2031, o Mover estipula uma redução média de 12% no consumo de combustível de veículos e pesados nas duas fases do programa, com a primeira até 1 de outubro de 2027 e a seguinte até 31 de dezembro de 2031.

A base de cálculo será o consumo médio de 2022 para leves e pesados, porém, no caso do ciclo do “poço à roda”, para metas de CO², a base serão os níveis de 2011, abrangendo extração, produção, distribuição de fonte energética e uso de veículos.

Nesse caso, a redução para as empresas será de metade das emissões de carbono dos níveis de 2011 até 2030. Ou seja, 50% menos emissão de CO² e 12% menos consumo.

 

 

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X