Governo português investe 30 milhões de euros para ter fábrica do Volkswagen ID.1

vw id every1 oficial 1
vw id every1 oficial 1

A promessa de um carro elétrico verdadeiramente acessível está cada vez mais próxima de se concretizar na Europa.

A Volkswagen confirmou nesta semana que vai produzir o novo ID.1, seu futuro modelo elétrico de entrada, na fábrica de Palmela, em Portugal.

O governo português vai investir até 30 milhões de euros — cerca de 35 milhões de dólares — para viabilizar o projeto, que mira um preço inicial de apenas 20 mil euros (em torno de 22 mil dólares).

Veja também

Segundo Thomas Schäfer, CEO global da marca Volkswagen, o ID.1 é “a peça que faltava no quebra-cabeça” da eletrificação popular da montadora alemã.

vw id every1 oficial 2
vw id every1 oficial 2

O modelo será o menor e mais barato da nova família de elétricos urbanos da marca, ficando abaixo do ID.2 e da versão SUV que será lançada em 2026. Com 3,88 metros de comprimento, ele se posiciona entre o antigo Up! e o Polo em tamanho, com clara vocação para uso urbano.

O carro é derivado direto do conceito ID.EVERY1, apresentado em setembro do ano passado. Na época, a Volkswagen chamou a atenção ao prometer um modelo 100% elétrico com preço abaixo dos 25 mil euros.

Agora, com o ID.1, a proposta vai ainda mais longe, atingindo a faixa dos 20 mil, um patamar inédito para um carro elétrico da marca.

A produção do modelo foi confirmada por Thomas Hegel Gunther , presidente da planta Autoeuropa, que destacou que o início da fabricação está previsto para meados de 2027.

vw id every1 oficial 11
vw id every1 oficial 11

Durante o evento de anúncio, Gunther afirmou que “os próximos anos serão marcados por transformar o futuro em realidade”.

Esse futuro também inclui inovação digital. O ID.1 será o primeiro modelo da Volkswagen a adotar a nova arquitetura de veículos definidos por software (SDV), fruto da parceria tecnológica com a Rivian.

Isso significa que o carro terá atualizações remotas, integração total com serviços digitais e um novo patamar de conectividade.

O anúncio reforça a importância da planta portuguesa dentro da estratégia global da Volkswagen.

De acordo com o ministro da Economia de Portugal, Manuel Castro Almeida, a Autoeuropa já é há décadas um pilar da economia nacional, e agora amplia esse legado com um projeto voltado para o futuro da mobilidade elétrica.

Ainda sem data de lançamento confirmada fora da Europa, o ID.1 representa um avanço significativo rumo à democratização dos carros elétricos no continente.

E, mesmo sem previsão para o Brasil, o modelo pode influenciar a discussão local sobre acessibilidade, incentivos e a viabilidade de uma frota elétrica para além das faixas de luxo.

Se a fórmula funcionar por lá, é questão de tempo até o conceito começar a ecoar também por aqui.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.