
A promessa de um carro elétrico verdadeiramente acessível está cada vez mais próxima de se concretizar na Europa.
A Volkswagen confirmou nesta semana que vai produzir o novo ID.1, seu futuro modelo elétrico de entrada, na fábrica de Palmela, em Portugal.
O governo português vai investir até 30 milhões de euros — cerca de 35 milhões de dólares — para viabilizar o projeto, que mira um preço inicial de apenas 20 mil euros (em torno de 22 mil dólares).
Veja também
Segundo Thomas Schäfer, CEO global da marca Volkswagen, o ID.1 é “a peça que faltava no quebra-cabeça” da eletrificação popular da montadora alemã.

O modelo será o menor e mais barato da nova família de elétricos urbanos da marca, ficando abaixo do ID.2 e da versão SUV que será lançada em 2026. Com 3,88 metros de comprimento, ele se posiciona entre o antigo Up! e o Polo em tamanho, com clara vocação para uso urbano.
O carro é derivado direto do conceito ID.EVERY1, apresentado em setembro do ano passado. Na época, a Volkswagen chamou a atenção ao prometer um modelo 100% elétrico com preço abaixo dos 25 mil euros.
Agora, com o ID.1, a proposta vai ainda mais longe, atingindo a faixa dos 20 mil, um patamar inédito para um carro elétrico da marca.
A produção do modelo foi confirmada por Thomas Hegel Gunther, presidente da planta Autoeuropa, que destacou que o início da fabricação está previsto para meados de 2027.

Durante o evento de anúncio, Gunther afirmou que “os próximos anos serão marcados por transformar o futuro em realidade”.
Esse futuro também inclui inovação digital. O ID.1 será o primeiro modelo da Volkswagen a adotar a nova arquitetura de veículos definidos por software (SDV), fruto da parceria tecnológica com a Rivian.
Isso significa que o carro terá atualizações remotas, integração total com serviços digitais e um novo patamar de conectividade.
O anúncio reforça a importância da planta portuguesa dentro da estratégia global da Volkswagen.
De acordo com o ministro da Economia de Portugal, Manuel Castro Almeida, a Autoeuropa já é há décadas um pilar da economia nacional, e agora amplia esse legado com um projeto voltado para o futuro da mobilidade elétrica.
Ainda sem data de lançamento confirmada fora da Europa, o ID.1 representa um avanço significativo rumo à democratização dos carros elétricos no continente.
E, mesmo sem previsão para o Brasil, o modelo pode influenciar a discussão local sobre acessibilidade, incentivos e a viabilidade de uma frota elétrica para além das faixas de luxo.
Se a fórmula funcionar por lá, é questão de tempo até o conceito começar a ecoar também por aqui.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias