Graças à forte queda dos elétricos da Tesla, os EVs da Volkswagen tem aumento global de 59%, e de 113% na Europa

vw id buzz gtx 3
vw id buzz gtx 3

O primeiro trimestre de 2025 marcou uma reviravolta no mercado de carros elétricos.

Enquanto a Tesla viu suas vendas despencarem 13% em relação ao mesmo período do ano passado, com 336.681 unidades entregues globalmente, o Grupo Volkswagen teve um desempenho estelar e viu suas vendas de veículos 100% elétricos saltarem quase 59%, totalizando 216.800 unidades.

Mas é na Europa que a disputa ganha contornos ainda mais simbólicos.

Por lá, as vendas de EVs da Volkswagen mais do que dobraram, crescendo 113% e atingindo 158.100 unidades — um salto impressionante diante das 74.400 registradas no primeiro trimestre de 2024.

vw id3 fire ice 3

Nesse mesmo mercado, a Tesla enfrentou um revés dramático: as entregas na Alemanha, seu maior mercado europeu, despencaram 62%.

Pesquisas recentes indicam que até 94% dos alemães afirmam que não comprariam um Tesla, em grande parte por rejeição à figura polêmica de Elon Musk, que recentemente declarou apoio ao partido de extrema-direita AfD no país.

A combinação entre o desgaste da imagem de Musk e o avanço consistente dos produtos elétricos da Volkswagen parece ter virado o jogo. Os modelos ID.4 e ID.5 foram os líderes de vendas do grupo, com 43.700 unidades.

Na sequência, vieram o ID.3 hatch (28.100), o Audi Q4 e-tron (22.800), o Skoda Enyaq (20.200) e o sedã ID.7 (19.100).

vw id7 gtx 1
vw id7 gtx 1

Até mesmo o novato Macan elétrico teve impacto relevante, emplacando 14.200 unidades — o suficiente para impulsionar as vendas de EVs da Porsche em 326% em relação ao mesmo período de 2024.

Nos Estados Unidos, a Volkswagen também conseguiu avanços importantes. As entregas de modelos elétricos cresceram 51%, somando 19.900 unidades. Já na China, o cenário foi inverso: as vendas caíram 37%, somando 25.900 veículos.

Ainda assim, o saldo global foi positivo, ajudado também por um aumento de 15% nas vendas de híbridos plug-in (PHEVs).

No total, o Grupo VW vendeu 2,13 milhões de veículos no mundo todo no primeiro trimestre, um crescimento modesto de 1,4%, mas significativo considerando o contexto atual.

O crescimento das vendas de elétricos e híbridos foi essencial para compensar a queda de 7% nas vendas gerais na China, ainda o maior mercado automotivo do planeta.

Enquanto a Tesla enfrenta uma fase turbulenta, tanto por questões mercadológicas quanto por danos à sua imagem pública, a Volkswagen colhe os frutos de uma estratégia mais discreta, mas eficaz, especialmente na Europa.

A disputa entre as duas gigantes da eletrificação está longe de terminar, mas os números recentes indicam que, pelo menos por enquanto, Wolfsburg tem mais motivos para comemorar do que Austin.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.