Lembra do Renault Grand Koleos? Falamos dele recentemente, tendo sido lançado na Coreia do Sul como o primeiro modelo da marca francesa com a plataforma da chinesa Geely, usando como base o modelo Xingyue L.
Pois bem, segundo a revista Auto Esporte, o primeiro modelo híbrido da Renault no mercado brasileiro será o Grand Koleos, saindo um pouco do script que se desenrolava com a plataforma global RGMP, derivada da CMF-B.
O SUV deverá chegar ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2025, sendo importado da Coreia do Sul, porém, a Renault terá de arcar com os custos da tarifa mais alta para carros híbridos, que será na ocasião os atuais 25% passando para 35% em julho de 2025.
Como híbrido HEV, o Grand Koleos não tem recarga externa, daí a alíquota maior e seu sistema não é o usado pela Renault, que será incorporado a modelos nacionais da marca adiante. O conjunto motriz da Geely (Horse) tem propulsor 1.5 Turbo de três cilindros com ciclo Miller.
O motor chinês tem 150 cavalos e 22,9 kgfm, com um motor/gerador de 82 cavalos e um elétrico de tração de 136 cavalos, totalizando 245 cavalos e 32,6 kgfm, permitindo um consumo médio de 23 km/l, usando bateria NMC (Níquel-Manganês-Cobalto) de 1,6 kWh.
A tecnologia da Renault usa o motor H4M 1.6 16V já conhecido com ciclo Atkinson e dois motores elétricos, sendo um deles para baixa velocidade e outro para alta, entregando ano máximo 145 cavalos combinados.
O Grand Koleos, assim com outros carros híbridos chineses atuais, usa um sistema de transmissão chamado DHT com três velocidades, que simulam até 11 marchas. Algo parecido com o Caopa Chery Tiggo 8 PHEV.
Com bom espaço interno, visual moderno, rodas aro 20 polegadas, entre outros, o Grand Koleos mede 4,77 m e tem 2,84 m de base, indo de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Quando chegar, finalmente a Renault colocará o nome no país, algo que já vem tentando há muito tempo.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!