O carro elétrico pode ter muitos usos além de levar condutor e passageiros do ponto A ao ponto B, já que alguns deles apresentam acessórios que permitem alimentar equipamentos elétricos, eletrônicos e até mesmo uma casa, dependendo da marca.
Carros como da BYD, por exemplo, possuem a função V2L (Vehicle to Load), que consiste em fornecer energia para determinados equipamentos portáteis, como uma air fryer, por exemplo. Num vídeo que está viralizando nas redes sociais, um grupo de amigos come o que seria um churrasco.
Eles estão na água, junto à margem de um rio e comem alimentos assados em uma air fryer, que usa o ar quente para assar alimentos de todo tipo sem uso de óleo, por exemplo. O equipamento está ligado em um BYD Dolphin Mini, que assim como as pessoas em volta, foi estacionado na água.
Alimentado pela bateria Blade do pequeno BYD, o dispositivo elétrico de uso doméstico providencia algo que o autor do vídeo chama de “churrasco”, como pode ser visto no vídeo.
TV, frigobar, micro-ondas, projetor, sistema de som, sistema de iluminação, churrasqueira elétrica, forno elétrico, enfim, uma variedade de eletrodomésticos e eletrônicos pode ser alimentado a partir de um carro elétrico que tenha a tecnologia que permite fornecer energia.
Essa ideia de fornecer energia a partir de veículo surgiu no Japão, com os carros híbridos e também elétricos, como o Nissan Leaf.
Como o país sofre com grandes desastres naturais, que deixam regiões inteiras sem luz, estes veículos podem abastecer casas individualmente por até três dias.
Nos EUA, quando houve um enorme apagão no Texas, devido ao frio extremo, várias picapes híbridas sustentaram o aquecimento de casas durante alguns dias até o restabelecimento do fornecimento de energia.
Aqui, a função está sendo mais usada para o marketing que propriamente funcional, mas não deixa de ser interessante.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!