
A Volkswagen está novamente no centro das atenções, desta vez por um acordo judicial que envolve centenas de milhares de donos de veículos das marcas VW e Audi.
O grupo concordou em reembolsar proprietários por reparos caros em motores com defeito e também oferecer uma extensão de garantia, após anos de reclamações envolvendo falhas no sistema do turbo.
O problema gira em torno do motor 2.0 turbo EA888, utilizado em ampla escala desde 2008.
O foco da ação coletiva está na falha precoce da turbina, causada por corrosão na peça conhecida como wastegate, que regula a pressão do sistema.
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O processo, intitulado Kimball v. Volkswagen Group of America, foi movido após a autora, Julie Kimball, relatar que precisou desembolsar US$ 3.100 para consertar sua Audi A4 2010, com apenas 63 mil milhas rodadas.

Mesmo negando qualquer erro ou culpa, a Volkswagen optou por um acordo que contempla reembolsos de até 50% para quem já consertou o turbo e extensão da garantia para determinados modelos.
A audiência final de aprovação do acordo está marcada para 4 de dezembro de 2025, mas os proprietários interessados devem apresentar seus pedidos até 29 de novembro do mesmo ano.
Estão inclusos no processo diversos modelos populares, como VW Golf GTI, Jetta, Tiguan, Passat e Atlas, além de Audi A3, A4, Q3, Q5 e TT.
A lista completa cobre veículos com motores das três primeiras gerações do EA888 e abrange modelos vendidos entre 2008 e 2024. Para saber se o carro está elegível, os donos podem acessar o site oficial do acordo ou ligar para a central de atendimento.
Quem pagou pelo conserto de um turbo com defeito poderá receber até US$ 3.580, mesmo que o serviço tenha sido feito fora da concessionária, desde que apresente notas fiscais e comprovantes de manutenção, como trocas de óleo.

O valor reembolsado depende de o reparo estar diretamente ligado à corrosão da wastegate e deve ter sido realizado dentro de 8 anos e meio ou até 85 mil milhas do início da vida útil do veículo.
Já para os carros equipados com o motor EA888 de terceira geração — geralmente fabricados a partir de 2015 — a montadora oferecerá uma extensão de garantia parcial, cobrindo 50% do custo do reparo da turbina até atingir os mesmos 8 anos e meio ou 85 mil milhas.
Se o veículo já tiver passado desse limite, a cobertura segue válida até 14 de novembro de 2025.
A montadora deixa claro que não serão reembolsados casos de desgaste natural, veículos modificados, acidentados ou mal conservados.
Ainda assim, trata-se de um novo golpe na imagem da empresa alemã, que ainda lida com as consequências do escândalo Dieselgate.
Embora em menor escala, este novo episódio mostra como problemas mecânicos podem se transformar em prejuízos milionários — e em dores de cabeça para milhares de motoristas mundo afora.
Modelos afetados:
Volkswagen
- 2019-2021 VW Arteon
- 2018-2023 VW Atlas
- 2020-2023 VW Atlas Cross Sport
- 2012-2013 VW Beetle
- 2009-2017 VW CC
- 2009-2016 VW Eos
- 2015-2018 VW Golf
- 2008-2021 VW Golf GTI
- 2008-2019 VW Golf R
- 2015-2019 VW Golf Sportwagen/Alltrack
- 2008-2013 e 2019-2024 VW Jetta GLI
- 2008-2013 VW Jetta Sedan
- 2009 VW Jetta Sportwagen
- 2008-2010 VW Passat
- 2009-2018 VW Tiguan
Audi
- 2008-2009 e 2015-2020 Audi A3
- 2009-2014 Audi A4
- 2010-2014 Audi A5
- 2013-2015 Audi A6
- 2015-2024 Audi Q3
- 2011-2014 Audi Q5
- 2011-2012 e 2016-2023 Audi TT
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