
A disputa por preços mais baixos no mercado de carros elétricos na China atingiu um nível tão extremo que até mesmo a gigante responsável por acender esse pavio está pedindo cautela.
A executiva Stella Li, vice-presidente da BYD, admitiu recentemente que a guerra de preços que sua empresa liderou se tornou “insustentável” e coloca em risco a sobrevivência de diversos concorrentes.
Nos últimos meses, a BYD tem chamado atenção ao reduzir drasticamente os preços de diversos modelos, incluindo o popular compacto elétrico Seagull, que é o nosso Dolphin Mini.
Originalmente vendido por cerca de 10 mil dólares (aproximadamente 66.800 yuans), o modelo agora pode ser adquirido por menos de 8 mil dólares (55.800 yuans), um valor tão baixo que não encontra paralelo nem entre os modelos mais básicos com motor a combustão no Ocidente.
Com cortes que chegaram a 34% em 22 modelos, a estratégia da BYD forçou marcas como Geely e Leapmotor a seguir o mesmo caminho, gerando um efeito cascata que levou a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis a emitir um comunicado de alerta.
A entidade criticou o que chamou de “guerra de preços desordenada”, afirmando que a prática está intensificando a concorrência predatória e comprimindo de forma perigosa as margens de lucro das montadoras.
Em entrevista à Bloomberg, Stella Li reconheceu que o mercado está enfrentando uma competição “extrema” e que a situação atual é insustentável a longo prazo. Ela chegou a afirmar que algumas marcas simplesmente não conseguirão resistir a essa pressão.
Curiosamente, apesar da fala de alerta, a BYD continua a lançar modelos de baixo custo como o Seal 06, um sedã elétrico oferecido por cerca de 15 mil dólares (109.800 yuans), menos da metade do valor de um Tesla Model 3 no mercado chinês.
A ofensiva de preços da BYD também chegou ao mercado europeu, onde a empresa tem ganhado espaço com propostas acessíveis.
Um exemplo disso é o Dolphin Surf, versão rebatizada do Seagull para o Reino Unido, que estreou com preço de 18.650 libras (cerca de 25 mil dólares), tornando-se um dos elétricos mais baratos à venda por lá.
O domínio da BYD já começa a se refletir nos números. A marca ultrapassou a Tesla em registros mensais de novos veículos tanto no Reino Unido quanto em outras partes da Europa.
Segundo analistas, essa nova onda de modelos mais baratos pode impulsionar a adoção de EVs no continente, mas também levanta dúvidas sobre a viabilidade econômica desse modelo de negócio no longo prazo.
Com o mercado em ebulição e marcas em rota de colisão, a guerra de preços iniciada pela BYD pode acabar moldando não apenas o futuro da mobilidade elétrica, mas também o destino de boa parte da indústria automotiva mundial.
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