A National Development and Reform Commission (NRDC) da China, o órgão estatal responsável pelo planejamento econômico do país, afirmou que a guerra de preços dos fabricantes de carros elétricos e híbridos, tornará esses veículos mais baratos.
A NRDC afirmou que 2,1 milhões de novos carros eletrificados entrarão no mercado chinês em 2024 e não haverá espaço para muitos players nesse segmento, o que naturalmente forçará os preços para baixo.
Com custos caindo, em especial na produção de baterias, a China vê uma batalha pelas vendas em faixas até 300.000 yuans, onde ficam os carros de massa. De um lado, Pequim quer eletrificar rapidamente o país por conta da pressão ambiental.
Para isso, bilhões de dólares (mais precisamente US$ 71,8 bilhões) foram concedidos aos fabricantes locais de carros elétricos e híbridos plug-in para acelerar o processo, sendo que só a BYD recebeu US$ 3,7 bilhões.
Mudanças nos preços dos carros eletrificados na China serão automaticamente repassados ao mercado exterior, justamente porque não há espaço para todo mundo por lá.
Como já se sabe, hoje a China opera com metade de sua capacidade e as fábricas que mais produzem veículos são de carros elétricos e híbridos, com as plantas de carros comuns, anteriores, operando na maioria abaixo de 20%.
Assim, enquanto os grandes players na China estão abaixo de 50% e garantindo seu espaço, os demais precisam vender fora do país e o farão com os custos obtidos em casa.
Isso é preocupante para a Europa, que não conseguirá ter os mesmos custos que a China, onde a base industrial é garantido pela densa produção de baterias, com a terceira mina do mundo em Sichuan e com o cobalto processado pelos chineses no próprio Congo.
A bateria ainda é o elemento mais caro de qualquer carro elétrico ou híbrido e eles conseguirão reduzir esse custo ainda mais esse ano. Como a base de fornecimento global de baterias de lítio é a China, mesmo com produção de seus carros no exterior, os preços serão menores porque as células chegarão aos seus destinos mais baratas.
Então, espere que BYD, GWM, Omoda Jaecoo, Neta, Seres, JAC e até a Caoa Chery, tenham preços ainda mais competitivos nos próximos meses.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!