GWM atrasa introdução de híbrido flex no mercado brasileiro

haval h6 2025
haval h6 2025

A GWM não cumprirá o cronograma que estabeleceu para a introdução do híbrido flex no mercado brasileiro, onde agora a montadora vende os modelos Haval H6 e ORA 03, não tendo adicionado até o momento, qualquer outro produto, diferente da rival BYD.

A montadora chinesa atrasará seu primeiro híbrido flex no mercado nacional, que estava prevista para ter a produção iniciada em 2025. Com o adiamento, a empresa só colocará seu produto abastecido com etanol a partir de 2026.

Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da GWM , disse ao site Poder 360 : “No ano que vem com certeza não vai ser possível pelo tempo de desenvolvimento, então o ano de lançamento do flex será em 2026, não sei dizer se no meio do ano, ou antes”.

Bastos completou: “Não sei precisar hoje, pois estamos no meio do desenvolvimento, mas provavelmente no meio do ano que vem vamos precisar esse momento. Para nós é muito importante ter o híbrido plug in flex e o híbrido flex”.

A GWM, que vendeu 25 mil carros no primeiro ano de atividades, vem se movendo a passos bem mais lentos que a referência entre as marcas chinesas, a BYD. Com fábrica em Iracemápolis, interior de São Paulo, a empresa segurou seus planos industriais no país enquanto aguarda detalhes do programa Mover.

Agora, com o atraso no Haval H6 Flex, tanto PHEV quanto HEV, a Great Wall amplia a vantagem da concorrente e deixa espaço para outras chinesas avançarem, ainda que sua posição de já ter uma planta, seja mais confortável. Bom, apenas se usar a infraestrutura, é claro.

Muito mais cautelosa que a BYD, a GWM lembra as montadoras japonesas, sempre tão desconfiadas do mercado brasileiro, e com razão… Mesmo assim, é de surpreender que a chinesa não tenha tomado o mesmo caminho da conterrânea, agindo de forma mais agressiva para assegurar um bom lugar no ranking.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X