
A Great Wall Motor (GWM), conhecida mundialmente por seus utilitários e picapes robustas, acaba de anunciar uma guinada ousada.
É a criação do primeiro supercarro chinês “de verdade”, segundo palavras do próprio presidente da empresa, Wei Jianjun.
O modelo deve ser revelado oficialmente até o final de 2026 e promete colocar a China no mapa dos carros esportivos de altíssima performance.
De acordo com informações divulgadas pelo portal chinês Auto-home, o projeto está em desenvolvimento há quatro ou cinco anos, sob os cuidados de um novo braço da montadora chamado Grupo de Veículos UltraluXo, liderado pelo próprio Wei.
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A estrutura conta com nomes de peso da engenharia automotiva, como Song Dongxian (ex-vice-presidente de tecnologia da GWM) como CEO e Zhang Xiaobo como diretor técnico.

Para fortalecer ainda mais o projeto, a empresa também tem feito contratações internacionais nas áreas de design e engenharia.
O primeiro indício público do modelo apareceu em julho de 2025, durante uma sessão de fotos comemorativas dos 35 anos da GWM.
Na imagem, um carro coberto com linhas esportivas, para-lamas largos e postura rebaixada chamou atenção ao fundo, levantando suspeitas de que se tratava do tão aguardado supercarro.
Em entrevistas posteriores, o CTO da marca, Wu Huixiao, confirmou que a GWM está desenvolvendo um modelo de performance extrema, tendo como referência nada menos que o Ferrari SF90 Stradale.
A expectativa é que o esportivo chinês adote um conjunto híbrido plug-in, com um motor V8 4.0 biturbo de desenvolvimento próprio combinado a um motor elétrico.
O desempenho especulado gira em torno de 1.000 cv de potência combinada, aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e velocidade máxima acima dos 350 km/h.
Caso essas cifras se confirmem, o carro terá números para disputar diretamente com supermáquinas europeias consagradas — mas com um preço muito mais competitivo.
A expectativa é de que o modelo custe algo em torno de 2 milhões de yuans (aproximadamente US$ 280 mil), quase a metade do que custa um Ferrari SF90 na China.
A GWM afirma que o projeto vai além da performance: o supercarro também incorporará materiais avançados, soluções aerodinâmicas de ponta e um design que mistura influências globais com elementos da cultura chinesa.
O objetivo, segundo a empresa, é criar um veículo que represente tanto a excelência tecnológica da China quanto o orgulho nacional no segmento de luxo e esportividade.
Essa aposta representa uma mudança drástica de posicionamento para a GWM, que até agora era mais conhecida por modelos como o Haval e a linha de picapes Poer.
Mas a montadora segue a tendência de outras marcas chinesas que vêm apostando em modelos de alto desempenho para mostrar do que são capazes — como é o caso do Yangwang U9 da BYD e do Xiaomi SU7 Ultra.
Mais do que entrar em um novo nicho, a GWM quer provar ao mundo que a era dos supercarros chineses está chegando, com velocidade, potência e — principalmente — ambição global.
Resta agora esperar até 2026 para ver se essa promessa vai se tornar realidade ou será apenas mais um protótipo audacioso que não saiu do papel.
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