GWM está planejando fábrica para 300.000 carros por ano, para combater a rápida expansão da BYD na Europa

gwm great wall logo (2)
gwm great wall logo (2)

A Great Wall Motor (GWM), gigante automotiva da China, revelou planos ambiciosos para sua presença na Europa: alcançar uma produção anual de 300 mil veículos no continente até 2029.

A marca está atualmente avaliando possíveis locais para sua primeira fábrica europeia, com Espanha e Hungria entre os principais candidatos.

Segundo Parker Shi, presidente da divisão internacional da GWM , a decisão será influenciada por fatores como custo de mão de obra, logística e políticas industriais locais.

A escolha do local também dependerá da viabilidade econômica da operação, já que o investimento previsto será expressivo e de longo prazo.

Veja também

A empresa busca acelerar sua expansão global para compensar os efeitos de uma guerra de preços acirrada no mercado chinês, causada pelo excesso de oferta.

Enquanto isso, na Europa, a GWM precisa enfrentar tanto fabricantes tradicionais quanto rivais chinesas em rápido crescimento, como a BYD, que também avalia construir uma fábrica na Espanha.

Atualmente, a GWM já possui instalações produtivas fora da China em países como Rússia, Tailândia e Brasil, mas ainda não havia confirmado planos concretos de fabricação local na Europa até agora.

O foco principal da expansão será a marca de elétricos Ora, que representa a maior parte das vendas regionais da GWM — embora tenha registrado uma queda de 41% nas vendas na Europa em 2024, segundo dados da JATO Dynamics.

Mesmo com o recuo, a empresa comemorou um recorde de 453 mil veículos vendidos no exterior no último ano e agora mira a meta de 1 milhão de unidades anuais fora da China até 2030.

“Por isso estamos acelerando a estratégia para a Europa,” afirmou Shi. “Tudo precisa ser mais rápido.”

A futura fábrica deverá produzir modelos com diferentes tipos de motorização: desde veículos a combustão até totalmente elétricos.

Um dos lançamentos-chave será a versão multipropulsão do Ora 5, um SUV compacto que deve estrear no mercado europeu em meados de 2026.

Na China, o Ora 5 100% elétrico já está em pré-venda com preços a partir de 109.800 yuans (aproximadamente R$ 78 mil). O valor para a Europa ainda não foi revelado.

Com a nova planta, a GWM espera conquistar o consumidor europeu comum, oferecendo carros acessíveis, eficientes e com tecnologias modernas.

A movimentação reforça o interesse cada vez maior das marcas chinesas em produzir dentro do território europeu como forma de reduzir tarifas e ampliar a competitividade frente aos concorrentes locais.

Resta agora à GWM decidir onde dará o primeiro passo para se tornar uma das grandes forças do setor automotivo no Ocidente.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.