GWM inaugura sua primeira fábrica no Brasil; planta de Iracemápolis fará SUVs e picapes híbridos

gwm fabrica 4
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A GWM inaugurou oficialmente sua fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, a primeira unidade produtiva da marca nas Américas e no Hemisfério Sul, sendo também a terceira fora da China com base completa de produção — as outras estão localizadas na Rússia e na Tailândia.

A fábrica de Iracemápolis, onde antigamente era a Mercedes-Benz, inicia sua operação com três modelos confirmados: o SUV híbrido Haval H6, a picape média Poer P30 e o SUV de 7 lugares Haval H9.

Com área total de 1,2 milhão de m² e área construída de 94 mil m², a unidade da GWM no Brasil possui hoje capacidade para produzir 50 mil veículos por ano.

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Segundo a montadora, a estrutura conta com área de soldagem, linha de pintura robotizada, linha de montagem, sistemas de fornecimento de energia e equipamentos, além de uma cadeia de suprimentos e logística integrada.

A unidade de Iracemápolis conta atualmente com 600 trabalhadores e deve gerar, até o final do ano, cerca de 1.000 empregos diretos, alcançando no futuro mais de 2.000 vagas, quando iniciar o processo de exportação de veículos para mercados da América Latina.

gwm fabrica 3
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Aproveitando a oportunidade, a GWM anunciou também a criação do primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da empresa na América do Sul.

O novo centro contará com mais de 60 técnicos e engenheiros atuando no desenvolvimento e nos testes de produtos locais, com foco em tecnologia flex e na adaptação de veículos globais às condições de rodagem brasileiras e às preferências do consumidor.

gwm fabrica 5
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De acordo com a GWM, o time de engenharia continuará crescendo nos próximos anos, em paralelo ao avanço da construção dos novos prédios do complexo.

O novo centro será construído no terreno ao lado da fábrica de Iracemápolis e terá 15.000 m² de área total, sendo 4.000 m² de área construída.

gwm fabrica 1
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O investimento total da GWM no Brasil chegará a R$ 10 bilhões em dez anos, com a primeira fase de investimento, de R$ 4 bilhões, indo até 2026.

Na segunda fase, a Great Wall Motor investirá mais R$ 6 bilhões – entre 2027 e 2032 -, impulsionando ainda mais a criação de empregos, a nacionalização de peças e o desenvolvimento de novos produtos.

A operação brasileira seguirá o sistema peça por peça (part by part), um processo mais complexo que o SKD e o CKD tradicional, que conta com conteúdo nacional já no primeiro ano, incluindo pintura para 100% local e a incorporação de componentes de fornecedores nacionais.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


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