GWM promete alcançar índice de nacionalização de 60% em seus carros até o fim de 2026; montadora chinesa inicia produção em 2025

haval h6 2025
haval h6 2025

A Great Wall Motor (GWM) está perto de iniciar, finalmente, sua produção de veículos no Brasil, o que deve acontecer, se não ocorrerem detalhes, em meados de 2025. Mas, a promessa da montadora chinesa é nacionalizar até 60% dos veículos.

Diferente da BYD , bem mais agressiva, a GWM atua no Brasil como uma montadora japonesa, sempre dando passos bem medidos e sem pressa. Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da empresa, por exemplo, é oriundo da Toyota.

Assim, a GWM quer expandir, como a japonesa, seu portfólio de forma bem medida e também ampliar a localização de peças e componentes, reduzindo assim a dependência de importações e ajustando mais rapidamente a produção à demanda.

Bastos afirmou ao site Auto Data : “Sem um grande porcentual de localização no Brasil, os custos serão muito altos. Custos de transporte, embalagem, entrega, tudo é custo. Nós temos 70% das peças produzidas em fornecedores próximos à fábrica e entendemos que a localização é a chave do sucesso”.

O executivo também se referiu a trazer fornecedores chineses: “Provavelmente não é um investimento tão pesado”. Em São Paulo, a ideia de nacionalização da GWM e fomentar um parque de autopeças da região de Iracemápolis num raio de 50 km.

Bastos disse: “Esse é o alvo: 60% é o alvo. Eu não tenho certeza se poderemos alcançar, para ser honesto, mas eu tenho que desafiar a equipe”. Em 2026, a GWM espera já estar produzindo carros híbridos flex no interior paulista e com boa parte do conteúdo nacional.

Obviamente, as partes que serão mais complicadas são motores a combustão e elétricos, assim como a bateria de lítio. Mesmo assim, nos próximos anos, a GWM deve encontrar um parque automotivo nacional mais favorável para nacionalização destes itens também.

Por ora, a GWM segue com os Haval H6 e H6 GT, assim como o ORA 03, preparando uma gama mais extensa de produtos para os próximos anos, além de expandir a rede para 130 lojas em 2025. A marca projeta de 28 mil a 30 mil carros em 2025.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X