GWM repudia prorrogação de regime automotivo do Nordeste

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Além de Volkswagen, General Motors e Toyota, a Great Wall se junta ao coro contra o regime automotivo do Nordeste, repudiando, em nota, a decisão do congresso de manter no texto da PEC 45 da Reforma Tributária, a extensão do programa.

Estabelecida em São Paulo, a GWM é contra uma tributação diferenciada para montadoras instaladas no Nordeste, Norte e Centro-Oeste, pedindo a retirada dos incentivos fiscais regionais, que “representam um retrocesso do ponto de vista tecnológico e ambiental, além de uma renúncia fiscal prejudicial ao desenvolvimento do país.”

A GWM cita produtos e um fabricante em específico em sua nota: “Esses incentivos correspondem a um custo anual de R$ 5 bilhões para a sociedade brasileira, que hoje são destinados unicamente para estimular uma tecnologia baseada em combustíveis não renováveis, incluindo até mesmo veículos de passeio movidos a óleo diesel”.

Logicamente o recado é para a Stellantis, que tem fábrica em Goiana, Pernambuco, onde faz os modelos da Jeep (Renegade, Compass e Commander), Ram (Rampage) e Fiat (Toro).

O incentivo, por exemplo, permite que a Stellantis recolha 2% de ICMS contra até 23% em outras regiões, assim como 2% de IPI.

Segundo uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), o cálculo desde 2010 chega a R$ 50 bilhões acumulados pelas montadoras no Nordeste, que então incluía Troller e Ford.

O cálculo ainda aponta para uma renúncia fiscal de R$ 34,4 mil mensais por emprego gerado em Pernambuco.

Ainda na nota da GWM, a montadora diz que a “indústria automotiva mundial passa por uma revolução tecnológica que está adotando globalmente a eletrificação, é um contrassenso e um desserviço ao país apostar em uma fórmula que está desalinhada com o futuro sustentável do planeta”.

Além de Stellantis, outra montadora que será beneficiada com a extensão do regime até 2032, será a BYD, rival direta da GWM, que está se estabelecendo na Bahia.

[Fonte: GWM/Estadão]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X