GWM revela células de hidrogênio para caminhão no Brasil

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A GWM mostrou no evento Veículo Elétrico Latino-Americano, o “Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes”, com destaque para as células de combustível de hidrogênio para caminhões, que a empresa está desenvolvimento após a aquisição do fabricante chinês FTXT.

Oswaldo Ramos, CCO (Chief Commercial Officer) da GWM, comentou: “Os veículos elétricos a célula de hidrogênio são uma solução promissora para descarbonizar a frota de caminhões pesados em substituição ao diesel”.

Já testada na China e outros países, a tecnologia será avaliada no Brasil para futuro emprego em caminhões da FTXT no país. A marca chinesa possui centros de desenvolvimento no Japão, Alemanha e Canadá, buscando assim o desenvolvimento sustentável com redução das emissões de carbono (CO₂).

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Com emissão zero emissão de gases de efeito estufa e zero emissão de poluentes e particulados, um caminhão a hidrogênio da FTXT FCEV pode rodar 500 km sem reabastecer, sendo esse rápido, feito através de um carregar específico para um cilindro feito de resina e fibra de carbono, capaz de suportar até 700 bars de pressão.

A célula de combustível PEM tem um conjunto de membranas eletrolíticas que faz a combinação do hidrogênio armazenado nos cilindros com o oxigênio retirado do ar, gerando energia elétrica e água (H₂O).

No conjunto, além de cilindro e PEM, há também a Membrana Eletrolítica Polimérica, uma estrutura individual com 1,3 milímetro de espessura onde a reação química transforma o hidrogênio em eletricidade.

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Esse conjunto motriz combina a célula a combustível ao sistema de gerenciamento de voltagem que, em conjunto com altas densidades de corrente elétrica, resulta em um sistema com potência de 110 kW ou 149 cavalos.

O objetivo da GWM é usar o Hidrogênio Verde, obtido por meio do etanol, fonte sustentável que se explorará no Brasil.

O Veículo Elétrico Latino-Americano ocorreu de 5 a 7 de outubro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X