Tendo gerado uma briga entre BYD e quatro montadoras instaladas no Brasil, a questão das regras para tributação reduzida das operações de montagem de veículos nos processos de SKD e CKD, já definida pela Camex, agradaram até mesmo os chineses.
Nesse caso, não estamos falando da BYD, que até agora não se pronunciou sobre a decisão da Câmara de Comércio Exterior, que não concedeu redução tributária para montagem SKD ou CKD, mas uma cota para operações do tipo.
Quem vê com “bons olhos” a decisão da Camex é a GWM, arquirrival da BYD, que desde sua chegada oficial ao país, sob sua própria gerência, assume uma postura bem mais discreta e conservadora que a conterrânea.
Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais, vê com “bons olhos” a decisão do Comitê-Executivo de Gestão da Camex, que tem vigência de três anos.
Bastos, que reiterou o compromisso da GWM com uma produção plena em Iracemápolis, no interior de São Paulo, revelou ao site Auto Indústria o posicionamento da montadora chinesa.
Ele garantiu: “A nossa produção será no sistema peça por peça, um processo mais complexo, que prevê conteúdo nacional logo no primeiro ano, como a pintura para 100% dos veículos produzidos no Brasil e a inclusão de componentes vindos de fornecedores nacionais”.
Sobre a decisão da Camex, Bastos afirmou: “É uma medida importante para manter a estabilidade de regras e a previsibilidade no setor. No geral, a GWM vê com bons olhos a medida do governo, que visa estimular a produção local de novas tecnologias, como é o caso dos veículos eletrificados”.
A Camex, em nota, explicou que “busca adequar a política tarifária aos investimentos esperados para os próximos anos no setor automotivo do País”.
No caso da BYD, a chinesa terá direito a uma cota de US$ 463 milhões, o equivalente a cerca de R$ 2,6 bilhões, por um prazo de seis meses de isenção fiscal, com vigência até o começo de 2026.
Por este período, a BYD poderá realizar suas operações de SKD e CKD sem pagar imposto de importação para os itens que irão compor os carros montados em Camaçari, na Bahia.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!