
Era o tempo das carroças e dos muares, assim como também era dos vapores clippers e da São Paulo Railway, que desafiava a “Serra Velha” levando em seus trilhos imigrantes e trazendo o precioso café, a moeda que movia o Brasil.
Mas, também era o início de uma nova era, do fim dos trapiches que davam lugar ao moderno cais santista, chegava a bordo de um dos muitos navios um veículo estranho, uma carruagem sem cavalos…
Esse veículo, um dos símbolos da moderna e elegante “Cidade Luz”, chegou na Santos de 1891 chamando a atenção de todos. Era um Peugeot Type 3 Vis a Vis, considerado o primeiro automóvel a colocar suas rodas no Brasil.
Com 3,5 cavalos em seu motor a gasolina de origem Daimler e capaz de atingir 18 km/h, o Peugeot Type 3 Vis a Vis era realmente um desconhecido atraente em uma terra que ainda esperava por mais.
Veja também
Seu jovem proprietário ainda não era tão conhecido quanto seria anos mais tarde, escrevendo seu nome na história com outro veículo, só que este aéreo: Alberto Santos Dumont.

Pelo que se sabe da história, Santos Dumont enviou ao Brasil pela “Rota de Ouro e Prata” o Peugeot Type 3, que tinha capacidade para levar até quatro ocupantes, de modo a estudar a dinâmica dessa novidade, que já fazia sucesso em Paris.
Aqui, quem o recebeu e se tornou o dono de fato foi seu irmão Henrique Santos Dumont, que o fez circular evidentemente pela capital paulista nos anos seguintes.
Henrique também foi o primeiro a solicitar à administração local uma licença de registro com a placa P-1 para conduzir o Peugeot Type 3, um veículo que à época nem tinha volante, mas uma alavanca dupla para controle da direção.
Todavia, alegando péssimas condições das vias da cidade de São Paulo de 1891, Henrique não pagou os tributos devidos e o veículo foi retido.
A placa P-1 acabou nas mãos do Conde Francesco Matarazzo, porém, o Peugeot Type 3 de 1891 permanece até hoje com o título de primeiro automóvel a rodar por este país.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










