Há 45 anos, o Fiat Fiorino segue como principal veículo comercial da marca italiana no Brasil

Fiat 147 Fiorino
Fiat 147 Fiorino

Há 45 anos, a Fiat Fiorino segue como principal veículo comercial da marca italiana no Brasil, sendo hoje quase uma “nova Kombi”, afinal, ocupou o lugar em vendas da famosa senhora da Volkswagen.

Lançado em 1980, o modelo foi baseado inicialmente no icônico Fiat 147 e se consolidou rapidamente como um verdadeiro símbolo de versatilidade e robustez, apesar de suas diminutas dimensões.

Anos antes do lançamento da Fiorino, a Fiat já havia se aventurado neste segmento voltado para o uso profissional, com modelos como o 147 Furgão (1977) e 147 Pickup (1978), e viu uma oportunidade de ampliar significativamente sua participação neste mercado.

fiorino antiga 1
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Inicialmente com o compartimento de carga e medindo 3,78 m, o Fiorino 147 já disponibilizava duas opções de combustível, com motores de 61 cv de potência e 9,9 kgfm de torque quando abastecido com gasolina e 62 cv e 11,5 kgfm com álcool.

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Em 1982, já com a frente Europa, a Fiat passou a oferecer mais três versões do modelo: a Settegiorni com capacidade para transporte de passageiros e com bancos rebatíveis, a Vetrato sem bancos traseiros e com vidros que deixavam o compartimento de carga à mostra, e a Combinato, que contava com bancos laterais traseiros para transportar mais pessoas.

fiorino 2013 1
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Já em 1988, o Fiorino 147 parou de ser fabricado, mas não antes de deixar um sucessor à altura para substituí-lo. Nascia então o Fiorino Furgão, baseado no consagrado Fiat Uno, com design moderno para a época, maior capacidade de carga, melhor desempenho e muito econômico.

O Fiorino Furgão rapidamente caiu no gosto do consumidor, com um baú de carga que comportava até 2.700 litros e 540 kg. Essa versão passou por atualizações ao longo das décadas de 90 e 2000, sempre mantendo sua essência: ser um veículo confiável, prático e pronto para qualquer desafio urbano.

fiorino 2013 3
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Por fim, em 2014, o furgão Fiorino chegou a sua terceira geração, utilizando plataforma do Novo Uno, que havia sido lançado anos antes, em 2010.

Na nova configuração, o modelo cresceu no tamanho, ganhou maior capacidade para transportar cargas (650 kg) e recebeu uma nova motorização com o icônico 1.4 Evo flex, que aumentou a sua agilidade e versatilidade nos centros urbanos.

fiorino 2025 1
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Em sua linha 2025, o furgão Fiorino ganhou o novo motor 1.3 flex de até 107 cv de potência e 13,6 kgfm de torque quando abastecido com etanol, ganhando 21 cv e 11,67% de torque adicional, melhorando também o consumo de combustível em mais de 14%.

O furgão Fiorino 2025 ganhou também direção elétrica, monitoramento de pressão dos pneus (iTMPS) e sensor de temperatura externa.

fiorino 2025 2
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Nos primeiros oito meses deste ano, o Fiorino segue liderando o segmento de Veículos Comerciais Leves com mais de 13.400 veículos emplacados e 25,8% de participação no mercado, mantendo seu sucesso.

Desde 2003, contabiliza mais de 22 anos de liderança em seu segmento. Agora, é esperar pela próxima geração, seguramente baseada no Grande Panda ou em um projeto global da Stellantis.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


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