
Há 45 anos, a Fiat Fiorino segue como principal veículo comercial da marca italiana no Brasil, sendo hoje quase uma “nova Kombi”, afinal, ocupou o lugar em vendas da famosa senhora da Volkswagen.
Lançado em 1980, o modelo foi baseado inicialmente no icônico Fiat 147 e se consolidou rapidamente como um verdadeiro símbolo de versatilidade e robustez, apesar de suas diminutas dimensões.
Anos antes do lançamento da Fiorino, a Fiat já havia se aventurado neste segmento voltado para o uso profissional, com modelos como o 147 Furgão (1977) e 147 Pickup (1978), e viu uma oportunidade de ampliar significativamente sua participação neste mercado.

Inicialmente com o compartimento de carga e medindo 3,78 m, o Fiorino 147 já disponibilizava duas opções de combustível, com motores de 61 cv de potência e 9,9 kgfm de torque quando abastecido com gasolina e 62 cv e 11,5 kgfm com álcool.
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Em 1982, já com a frente Europa, a Fiat passou a oferecer mais três versões do modelo: a Settegiorni com capacidade para transporte de passageiros e com bancos rebatíveis, a Vetrato sem bancos traseiros e com vidros que deixavam o compartimento de carga à mostra, e a Combinato, que contava com bancos laterais traseiros para transportar mais pessoas.

Já em 1988, o Fiorino 147 parou de ser fabricado, mas não antes de deixar um sucessor à altura para substituí-lo. Nascia então o Fiorino Furgão, baseado no consagrado Fiat Uno, com design moderno para a época, maior capacidade de carga, melhor desempenho e muito econômico.
O Fiorino Furgão rapidamente caiu no gosto do consumidor, com um baú de carga que comportava até 2.700 litros e 540 kg. Essa versão passou por atualizações ao longo das décadas de 90 e 2000, sempre mantendo sua essência: ser um veículo confiável, prático e pronto para qualquer desafio urbano.

Por fim, em 2014, o furgão Fiorino chegou a sua terceira geração, utilizando plataforma do Novo Uno, que havia sido lançado anos antes, em 2010.
Na nova configuração, o modelo cresceu no tamanho, ganhou maior capacidade para transportar cargas (650 kg) e recebeu uma nova motorização com o icônico 1.4 Evo flex, que aumentou a sua agilidade e versatilidade nos centros urbanos.

Em sua linha 2025, o furgão Fiorino ganhou o novo motor 1.3 flex de até 107 cv de potência e 13,6 kgfm de torque quando abastecido com etanol, ganhando 21 cv e 11,67% de torque adicional, melhorando também o consumo de combustível em mais de 14%.
O furgão Fiorino 2025 ganhou também direção elétrica, monitoramento de pressão dos pneus (iTMPS) e sensor de temperatura externa.

Nos primeiros oito meses deste ano, o Fiorino segue liderando o segmento de Veículos Comerciais Leves com mais de 13.400 veículos emplacados e 25,8% de participação no mercado, mantendo seu sucesso.
Desde 2003, contabiliza mais de 22 anos de liderança em seu segmento. Agora, é esperar pela próxima geração, seguramente baseada no Grande Panda ou em um projeto global da Stellantis.
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