Heresia esportiva: McLaren confirma lançamento de SUV e híbrido em no máximo 2 anos

mclaren w1 (2)
mclaren w1 (2)

Quando se fala em McLaren, a imagem que geralmente vem à mente é de um cupê baixo, de duas portas que abrem para cima, motor central e tração traseira — um superesportivo britânico em sua essência mais pura.

Mas esse cenário está prestes a mudar de forma drástica. A marca, que enfrenta dificuldades financeiras há anos, está nos estágios finais de planejamento de um novo modelo que foge completamente à fórmula que a consagrou.

A virada de chave ganhou tração após a aquisição da McLaren pela empresa de investimentos CYVN Holdings, de Abu Dhabi, em abril deste ano.

Desde então, o novo CEO da marca, Nick Collins, tem deixado claro que a McLaren vai muito além dos supercarros de dois lugares.

Veja também

mclaren w1 (4)
mclaren w1 (4)

Em uma reunião com concessionários, ele revelou que a fabricante está preparando sua entrada em novos segmentos — e isso inclui, sim, um modelo com quatro portas e estilo “utilitário”.

Embora os executivos ainda evitem usar os termos “SUV” ou “crossover”, tudo indica que esse será o novo caminho da McLaren.

A previsão é que esse modelo inédito chegue ao mercado em 2027, possivelmente ocupando o lugar do atual McLaren GTS, o mais próximo que a marca já teve de um carro de uso cotidiano.

O projeto está sendo desenvolvido internamente, mas com forte influência tecnológica dos novos parceiros da empresa.

mclaren w1 (5)
mclaren w1 (5)

A eletrificação também está no radar. A estratégia da McLaren será baseada em modelos híbridos, e não totalmente elétricos — pelo menos por enquanto.

Segundo relatos de concessionários presentes na reunião, a empresa ainda não está pronta para apostar tudo nos EVs. A previsão é que grande parte da linha McLaren passe a ser híbrida nos próximos três anos.

A virada de chave ganha ainda mais complexidade quando se olha para os bastidores. A nova controladora da McLaren, a CYVN, já vinha montando um império de startups automotivas.

Além de integrar a jovem Forseven ao portfólio da McLaren, a empresa detém participação no setor de veículos da Gordon Murray Design — famosa pela leveza e engenharia refinada — e ainda tem uma fatia na chinesa Nio, referência em carros elétricos.

Essa rede de parcerias deve ser usada para fortalecer a próxima fase da McLaren, com a incorporação de tecnologias de construção leve, motorização híbrida e design diferenciado.

Curiosamente, Gordon Murray — envolvido agora indiretamente na evolução da McLaren — foi o gênio por trás do lendário McLaren F1, lançado nos anos 90 e até hoje considerado um dos melhores supercarros da história.

Para os puristas, essa nova direção pode soar como uma traição à essência da marca. Mas a realidade é que até os ícones do automobilismo precisam se adaptar para sobreviver.

Ferrari, Porsche e Lamborghini já mostraram que vender SUVs pode ser o caminho para financiar os superesportivos de sonho — e agora chegou a vez da McLaren seguir a mesma trilha.

Se tudo der certo, o novo modelo com quatro portas será o passaporte da marca para um público mais amplo, garantindo fôlego financeiro e, quem sabe, espaço para continuar desenvolvendo máquinas emocionantes para as pistas e estradas.

Pode não ser o McLaren que os entusiastas pediram, mas talvez seja o McLaren que a empresa precisa para continuar existindo.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.