Eles ficaram conhecidos pelo carro de corrida Half-11, um bólido antigo com motor V8 da Chevrolet, mas agora os irmãos Nikita e Iliya Bridan criaram um novo tipo de bólido que promete revolucionar e com direito a preço e tudo…
Este é o HF-11, um hipercarro construído na empresa deles, a Olistainlab, com um propósito singular: permitir a troca rápida de motor a combustão e elétrico. A ideia parece tão atraente quanto duvidosa, afinal, são propulsores de arquiteturas bem distintas.
Como se sabe, fabricantes como Stellantis e BMW buscam ter carros que aceitem essas duas motorizações, porém, a escolha é definitiva e tem mais relação com a arquitetura da plataforma que necessariamente com a colocação de um ou outro motor.
Custando US$ 2,35 milhões ou R$ 13,1 milhões, o HF-11 de 650 a 860 cavalos, dependendo do motor que você coloque nele. O primeiro é um seis cilindros, que não se sabe se é boxer, V6 ou seis em linha.
Seja lá o que for, não é feito pelos irmãos e tem 4,5 litros, mas entrega 650 cavalos e o mais insano é que gira a 12.000 rpm. Já o elétrico tem nada menos que 860 cavalos e ambos são intercambiáveis.
No HF-11, vão ambos os propulsores no pacote, bastando o cliente optar pelo que melhor lhe convier no dia do track day ou mesmo durante a prova. E como é feita a troca? A resposta veio de uma inspiração na Audi em 2000, quando a alemã disputou as 24 Horas de Le Mans.
Os irmãos Bridan utilizam-se também de subchassi removível para sacar o motor a gasolina de 4.5 litros e adicionar o elétrico ou vice-versa. Isso pode ser feito durante uma prova de endurance, permitindo que a equipe altere o desempenho e a estratégia durante a prova.
Agora é esperar que os irmãos Bridan consigam colocar o HF-11 realmente em produção e que sua experiência contribua para ainda nessa década, outros grupos façam o mesmo.
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