HF-11 é um hipercarro de US$ 2 milhões que troca motor a gasolina por elétrico ou vice-versa

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Eles ficaram conhecidos pelo carro de corrida Half-11, um bólido antigo com motor V8 da Chevrolet, mas agora os irmãos Nikita e Iliya Bridan criaram um novo tipo de bólido que promete revolucionar e com direito a preço e tudo…

Este é o HF-11, um hipercarro construído na empresa deles, a Olistainlab, com um propósito singular: permitir a troca rápida de motor a combustão e elétrico. A ideia parece tão atraente quanto duvidosa, afinal, são propulsores de arquiteturas bem distintas.

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Como se sabe, fabricantes como Stellantis e BMW buscam ter carros que aceitem essas duas motorizações, porém, a escolha é definitiva e tem mais relação com a arquitetura da plataforma que necessariamente com a colocação de um ou outro motor.

Custando US$ 2,35 milhões ou R$ 13,1 milhões, o HF-11 de 650 a 860 cavalos, dependendo do motor que você coloque nele. O primeiro é um seis cilindros, que não se sabe se é boxer, V6 ou seis em linha.

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Seja lá o que for, não é feito pelos irmãos e tem 4,5 litros, mas entrega 650 cavalos e o mais insano é que gira a 12.000 rpm. Já o elétrico tem nada menos que 860 cavalos e ambos são intercambiáveis.

No HF-11, vão ambos os propulsores no pacote, bastando o cliente optar pelo que melhor lhe convier no dia do track day ou mesmo durante a prova. E como é feita a troca? A resposta veio de uma inspiração na Audi em 2000, quando a alemã disputou as 24 Horas de Le Mans.

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Os irmãos Bridan utilizam-se também de subchassi removível para sacar o motor a gasolina de 4.5 litros e adicionar o elétrico ou vice-versa. Isso pode ser feito durante uma prova de endurance, permitindo que a equipe altere o desempenho e a estratégia durante a prova.

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Agora é esperar que os irmãos Bridan consigam colocar o HF-11 realmente em produção e que sua experiência contribua para ainda nessa década, outros grupos façam o mesmo.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X