
Ela ainda é imensa e parece uma pequena cidade. A fábrica da Volkswagen na Anchieta, em São Bernardo do Campo, comemora hoje um marco da dimensão de seu tamanho: 15 milhões de carros produzidos.
Responsável por 57% dos 26,3 milhões de veículos produzidos pela Volkswagen em seus 72 anos no Brasil, a planta da Anchieta continua sendo a principal da montadora, a primeira da VW fora da Alemanha.

Atualmente fazendo os modelos Polo Track, Novo Nivus, Nivus GTS, Virtus e Saveiro, com o último feito há 44 anos de forma ininterrupta e já somando mais de 1,8 milhão de unidades, a Anchieta mantém-se como sede e centro de desenvolvimento de produtos da marca.
Com a inauguração em 1959, embora com produção desde 1957, a Anchieta iniciou a nacionalização da marca, com a Kombi tendo 50% de partes produzidas localmente e o Fusca com 54% de peças locais.
Veja também

Assim, segundo a VW, os modelos foram disponibilizados com preços mais acessíveis, ajudando ambos a motorizar um Brasil que ainda carecia de estradas e de veículos, reduzindo as viagens e iniciando negócios que se tornaram fortunas.
A fábrica da VW na Anchieta também foi responsável pela produção de diversos modelos que marcaram presença nas ruas e garagens brasileiras, hoje considerados clássicos amados e disputados por muita gente rica e “não rica”.

Entre os carros icônicos feitos em São Bernardo do Campo, além do Fusca e Kombi, estão o Karmann-Ghia (parcialmente na Karmann), VW 1600, VW 1600 TL, Variant, SP1, SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo, entre outros.
Com áreas importantes como a Ala 17 (a “Área 51” da VW no “Pico da Neblina”), a histórica fábrica é um monumento à industrialização brasileira e uma das poucas fábricas antigas do setor automotivo nacional, como a sede da GM na vizinha São Caetano do Sul.

Esperando a chegada do primeiro carro híbrido flex (HEV) da Volkswagen no país, a planta da Anchieta segue seu caminho e continua parte viva da história do automóvel brasileiro.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










