O trecho da rodovia US 290 entre Houston e Austin é um dos mais movimentados do estado do Texas, sendo um mal necessário para quem vive em ambas as regiões metropolitanas.
Só que, para um morador de Houston que dirige uma picape Ford, a experiência está sendo bem mais complicada por conta de uma falha no sistema de assistência ao motorista.
Sempre que Ryan Kattchee tenta usar o controle de cruzeiro adaptativo de seu Ford F-150 Lariat 2024 no trecho da U.S. 290 próximo a Jersey Village, o sistema de frenagem automática parece perder completamente a noção, ativando os freios em momentos aleatórios e com intensidades variadas, sem qualquer aviso claro.
E antes que alguém pense que se trata de um problema isolado, Kattchee não só tem provas como também testemunhas.
Algumas semanas atrás, ele convidou a equipe da emissora KPRC 2 para acompanhar um passeio e mostrar exatamente o que acontecia — e conseguiu demonstrar o problema ao vivo.
Com os jornalistas a bordo, o sistema de cruzeiro falhou diversas vezes.
Em cada uma delas, um alerta de colisão aparecia no painel e os freios eram acionados de forma brusca — às vezes de maneira leve, outras com bastante força.
Em um dos casos, a caminhonete reduziu quase 30 km/h de repente, até que Kattchee interviesse. Para ele, além de incômodo, a situação é constrangedora.
“As pessoas atrás de você devem achar que você é o pior motorista de Houston”, brincou o repórter Gage Golding, que estava no banco do carona.
E isso, vindo de Houston, é um comentário e tanto. Segundo a reportagem, não há um padrão claro para o comportamento do sistema, mas o defeito parece se manifestar especialmente perto de passarelas e placas suspensas na via.
Não está claro se essa teoria veio do próprio Kattchee, da equipe de reportagem ou de técnicos da concessionária que tentaram diagnosticar o defeito. Também não se sabe se o problema acontece apenas na U.S. 290 ou em outras rodovias também.
Kattchee já está há três meses tentando resolver a questão junto à concessionária, que tentou várias soluções sem sucesso. Como último recurso, ele decidiu pedir a recompra do veículo, e a Ford confirmou que está em processo de atender a solicitação:
“Estamos cientes da situação e estamos trabalhando com o cliente para recomprar o veículo, de forma que nossa equipe de engenharia possa fazer uma avaliação completa dessa unidade específica”, informou um porta-voz da marca ao site The Drive. “Até o momento, não recebemos nenhum outro relato semelhante.”
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