Homem processa dono de Tesla com sistema autônomo, que ignorou placa PARE e o atingiu, pedindo US$ 745.000, “por confiar de forma irracional na tecnologia”

tesla model 3 performance 2024 1
tesla model 3 performance 2024 1

Uma série de processos judiciais está sendo movida contra a Tesla e seus motoristas no estado do Oregon, nos Estados Unidos, levantando preocupações sobre a segurança e a confiabilidade dos sistemas Full Self-Driving (FSD) e Autopilot da empresa.

Um caso recente alega que um Tesla em modo autônomo ignorou uma placa de pare e causou uma colisão grave, reacendendo questionamentos sobre se a tecnologia da Tesla está realmente pronta para uso em larga escala.

Michael Ward, autor do mais recente processo, sofreu graves lesões — incluindo fraturas no rosto, na coluna e nos dentes — quando um Tesla conduzido por Ngoc Phuong Anh Dinh colidiu com seu Hyundai em novembro de 2023.

A ação judicial de Ward busca US$ 745 mil em indenizações, acusando Dinh de “confiar de forma irracional na tecnologia de veículos autônomos” .

Embora a Tesla não seja mencionada como ré no caso, seu sistema FSD, anunciado como uma tecnologia avançada de assistência ao motorista, está novamente sob escrutínio.

A Tesla afirma que motoristas que utilizam o FSD ou o Autopilot devem manter as mãos no volante e atenção total, mas incidentes como este levantam dúvidas sobre a segurança do sistema em cenários reais.

A colisão em Clackamas é apenas um dos quatro processos recentes em Oregon envolvendo os sistemas autônomos da Tesla:

1. Colisão Durante Ativação Errática do FSD (2021): Um Tesla teria ativado o modo Autopilot de forma inesperada e se comportado de maneira errática, causando um acidente. O caso foi encerrado em 2023 com um acordo.

2. Acidente com Hidroplanagem: Um ex-residente de Portland alegou que falhas no Autopilot causaram a perda de controle de seu veículo, mas abandonou o processo após ser forçado a uma arbitragem.

3. Dano a Roda em 2024: Um proprietário processou a Tesla após o FSD falhar em detectar um meio-fio, danificando a roda de seu carro. Embora o juiz tenha ordenado o reparo da roda, a alegação de práticas comerciais enganosas foi rejeitada.

O sistema FSD da Tesla é categorizado como Nível 2 de autonomia, o que significa que exige supervisão constante do motorista. No entanto, falhas recorrentes em cenários básicos — como reconhecer placas de pare ou riscos de hidroplanagem — levantam dúvidas sobre sua viabilidade.

A Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos EUA (NHTSA) está investigando acidentes envolvendo os recursos autônomos da Tesla, incluindo casos fatais.

Pelo menos oito mortes foram atribuídas ao uso inadequado do Autopilot, enquanto o FSD está sob investigação por um incidente fatal com uma motocicleta.

Alguns proprietários de Tesla, como Ameeruddin Shaik, ainda têm esperança de que o FSD melhore, mas muitos estão cada vez mais desiludidos. Shaik comentou: “Espero que um dia funcione, mas, pelo que parece, isso está longe de acontecer.”

O processo de Michael Ward, junto com outros casos, destaca a necessidade de maior responsabilidade por parte das montadoras de veículos autônomos.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.