Homens “aparentariam ser fracos” se comprassem carros elétricos

arnold
Arnold Schwarzenegger promovendo o Kreisel, um Mercedes G convertido em elétrico.

Os carros elétricos estão mudando usos e costumes dos consumidores, mas também mexendo com a cabeça dos mais radicais, que enxergam o novo tipo de propulsão como o fim do mundo. Pelo menos de um mundo aceitável para eles…

Inicialmente a ansiedade da autonomia era um mal que acometia muita gente e ainda pode impor alguma pressão psicológica sobre aqueles com carros elétricos mais antigos.

Mas, com a entrada de marcas de massa que alteraram o panorama da coisa, como a Tesla com seu chefe sendo um dos garoto-propaganda de maior sucesso dos últimos tempos, muita gente embarcou e as filas daqueles que eram contrários, diminuiu.

Com o avanço do carro elétrico, uma minoria se acha ofendida com a mudança e parte para o ataque, literalmente, indo do vandalismo ao rolling coal direcionado a agredir quem está a bordo de um carro elétrico.

Recentemente, um estudo promovido pelo Dr. Michael Parent, pesquisador da Universidade do Texas em Austin, revelou que homens ‘machos’ acreditam que comprar um carro elétrico prejudicará sua imagem masculina.

clint
Clint Eastwood e seu Fiat 500 elétrico

Na pesquisa, feita com 400 homens, a maioria disse que a gasolina torna os homens mais “viris”. Ou seja, você só é homem de verdade se queimar gasolina, caso contrário, se tiver um carro elétrico, você tem sua imagem comprometida…

Nessa história de virilidade, que nos faz lembrar da campanha publicitária do Gol GTI 16V, o clima entrou como um influenciador, segundo Parent, que disse: “Não seria o principal factor das alterações climáticas, mas é mais uma coisa evitável que se soma à pilha de questões relacionadas com o clima”.

A pesquisa, realizada com 400 homens nos states, apontou que 40% acham que o carro elétrico é o pior num grupo que inclui também gasolina, diesel e híbridos.

Dr. Parent comentou: “As boas decisões de compra do consumidor são tomadas, até certo ponto, considerando como essas compras refletem as identidades pessoais”.

O pesquisador apontou que os carros elétricos são atrativos apenas pela aceleração e inovação tecnológica.

Louise Goddard-Crawley, psicóloga, aponta que motores barulhentos e a percepção de potência são associados com a masculinidade.

Ela resume: “De uma perspectiva evolutiva, ao longo da evolução humana, os traços associados à masculinidade, como a força física e o domínio, foram vantajosos para a sobrevivência e a reprodução”.

Diante disso, fica difícil então descrever o perfil de um comprador do GMC Hummer…

[Fonte: Carbuzz]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X