Homologação de carro no Brasil tem custos mais elevados; saiba o motivo

sea lion flagra 2
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O Brasil é um mercado peculiar por algumas características, entre elas, de não vender carros a diesel, mas da mesma forma, em escala maior, por ter um combustível que só existe aqui, a gasolina E27 como padrão.

Por conta de um combustível que leva 27% de etanol na mistura, não é fácil para as montadoras trazerem ao país alguns modelos de carros e, quando decidem por alguns produtos, eles acabam demorando muito para chegarem aos clientes.

Não apenas isso, o custo de introduzi-los no país fica maior, influenciando diretamente no preço ao consumidor brasileiro, sempre muito mais alto que no exterior.

tank 300 flagra 1
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Isso sem contar que novas homologações nem chegam a ser feitas por conta de alterações que até podem retirar do mercado alguns produtos.

Quem explica isso é Cássio Pagliarini, consultor automotivo da Bright Consulting ao site Perfil , dizendo que “a diferença principal de outros países para homologar um carro no Brasil é o combustível. Todo carro precisa ser testado com o combustível encontrado no Brasil”.

Pagliarini ressaltou que mesmo com os testes de segurança mais rígidos, lembrando da obrigatoriedade de ABS, controle de estabilidade e airbags frontais, os importadores e montadoras enfrentam o custo do combustível.

shark flagra 1
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Cássio disse: “Os testes de segurança produzidos lá fora são aceitos aqui, mas tudo que é relativo ao combustível precisa ser testado aqui no Brasil”.

Tais testes envolvem custos adicionais que as marcas não teriam em outros países e isso leva tempo, já que se trata de uma avaliação de campo com muitos quilômetros de rodagem e calibrações, que comumente vemos em flagras pelo país.

novo bronco argentina 1
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Pagliarini chegou a citar dois casos em que a homologação impede a chegada de produtos aqui, como o Ford Bronco, vendido na Argentina, mas não aqui no Brasil. O mesmo em relação ao Volkswagen Golf GTI, que a marca parece relutar em trazer.

golf gti viracopos 1
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Para contornar o problema, algumas montadoras apostam em carros com certificações de segurança e emissão que contemplem ainda as exigências brasileiras, o que facilita a homologação, reduz custos e garante a permanência do produto no mercado por um bom tempo.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X