O Brasil é um mercado peculiar por algumas características, entre elas, de não vender carros a diesel, mas da mesma forma, em escala maior, por ter um combustível que só existe aqui, a gasolina E27 como padrão.
Por conta de um combustível que leva 27% de etanol na mistura, não é fácil para as montadoras trazerem ao país alguns modelos de carros e, quando decidem por alguns produtos, eles acabam demorando muito para chegarem aos clientes.
Não apenas isso, o custo de introduzi-los no país fica maior, influenciando diretamente no preço ao consumidor brasileiro, sempre muito mais alto que no exterior.
Isso sem contar que novas homologações nem chegam a ser feitas por conta de alterações que até podem retirar do mercado alguns produtos.
Quem explica isso é Cássio Pagliarini, consultor automotivo da Bright Consulting ao site Perfil, dizendo que “a diferença principal de outros países para homologar um carro no Brasil é o combustível. Todo carro precisa ser testado com o combustível encontrado no Brasil”.
Pagliarini ressaltou que mesmo com os testes de segurança mais rígidos, lembrando da obrigatoriedade de ABS, controle de estabilidade e airbags frontais, os importadores e montadoras enfrentam o custo do combustível.
Cássio disse: “Os testes de segurança produzidos lá fora são aceitos aqui, mas tudo que é relativo ao combustível precisa ser testado aqui no Brasil”.
Tais testes envolvem custos adicionais que as marcas não teriam em outros países e isso leva tempo, já que se trata de uma avaliação de campo com muitos quilômetros de rodagem e calibrações, que comumente vemos em flagras pelo país.
Pagliarini chegou a citar dois casos em que a homologação impede a chegada de produtos aqui, como o Ford Bronco, vendido na Argentina, mas não aqui no Brasil. O mesmo em relação ao Volkswagen Golf GTI, que a marca parece relutar em trazer.
Para contornar o problema, algumas montadoras apostam em carros com certificações de segurança e emissão que contemplem ainda as exigências brasileiras, o que facilita a homologação, reduz custos e garante a permanência do produto no mercado por um bom tempo.
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