A Honda acaba de reforçar sua presença no mercado europeu de scooters elétricas com o lançamento da CUV e:, seu segundo modelo elétrico voltado para a mobilidade urbana.
A novidade chega como uma evolução clara da EM1 e:, oferecendo mais potência, autonomia e versatilidade para quem busca uma alternativa prática às scooters a combustão de 125cc.
Construída sobre uma estrutura tipo underbone, a CUV e: é equipada com um motor elétrico lateral de 6 kW e torque de 22 Nm, o que permite atingir até 83 km/h.
Essa velocidade é ideal para o tráfego urbano e também suficiente para deslocamentos em áreas suburbanas, inclusive com um passageiro. O foco, claramente, está na praticidade do dia a dia e na condução confortável em ambientes urbanos.
Um dos grandes diferenciais da nova scooter da Honda está no sistema de baterias removíveis Mobile Power Pack e:.
São duas unidades de 50 V e 1,3 kWh cada, que juntas oferecem mais de 70 km de autonomia segundo o ciclo WMTC. Isso representa o dobro da capacidade encontrada na EM1 e:, garantindo mais tempo de uso ou maior desempenho, dependendo do modo de condução escolhido.
A praticidade também está presente na recarga. As baterias podem ser carregadas fora do veículo, tanto em casa quanto em estações específicas, onde disponíveis.
O tempo de recarga completa é de cerca de seis horas por unidade, mas em três horas já se consegue 75% da carga. Além disso, quem tiver baterias extras pode simplesmente trocá-las, eliminando qualquer tempo de espera.
Em termos de equipamentos, a CUV e: é bem completa. Oferece três modos de condução — Sport, Standard e Econ — além de um assistente de ré, ideal para manobras em espaços apertados.
Conta ainda com iluminação full LED, tomada USB-C, chave presencial, espaço sob o assento e um assoalho plano que facilita o transporte de pequenas cargas.
Outro destaque está nas opções de painel: o usuário pode escolher entre uma tela TFT colorida de cinco polegadas ou a versão mais sofisticada RoadSync Duo de sete polegadas, que integra navegação, controle de músicas, conexão Bluetooth e informações detalhadas sobre o funcionamento elétrico do veículo.
Posicionada entre ciclomotores mais simples e motos elétricas de maior porte, a CUV e: preenche uma lacuna importante no portfólio da Honda.
Ela faz parte do plano ambicioso da marca japonesa de lançar mais de 10 modelos elétricos de duas rodas até 2025, com o objetivo de atingir a neutralidade de carbono em sua divisão de motocicletas nas próximas décadas.
Com preço previsto a partir de 4 mil euros, cerca de 4.300 dólares, o modelo deve chegar inicialmente ao mercado europeu, mas poderá ser expandido para outros países.
Seu conjunto equilibrado de desempenho, autonomia e praticidade tem tudo para atrair usuários urbanos, especialmente em regiões onde a mobilidade elétrica sobre duas rodas já é tendência.
Se a EM1 e: marcou a estreia cautelosa da Honda no segmento, a CUV e: mostra que agora a marca está pronta para avançar com confiança.
Sem exageros no visual, mas com muita funcionalidade, o novo modelo tem potencial para acelerar a popularização das scooters elétricas.
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