Honda e Nissan se unem contra marcas chinesas

honda nissan
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Enquanto a Renault propõe a formação de uma “Airbus” entre fabricantes europeus para deter o avanço de marcas chinesas no continente, no Japão, não existe uma ideia semelhante, mas Honda e Nissan decidiram não esperar para ver.

As duas montadoras assinaram um memorando de entendimento para investigar e desenvolver métodos para reduzir os custos de desenvolvimento e produção de veículos, de modo a ganhar em escala e assim ter carros com preços mais competitivos.

A Nissan, como se sabe, é líder em kei cars no Japão, e tem experiência em produzir carros pequenos de baixo preço dentro da realidade japonesa, enquanto a Honda o faz mais nitidamente com carros pouco maiores no Sudeste Asiático.

Com o Japão perdendo a posição de maior exportador de carros do mundo para a China, as marcas locais começam a ver o crescimento de fabricantes chineses, como a BYD, por exemplo.

Honda e Nissan disseram que pretendem “acelerar ainda mais os esforços em direção à neutralidade de carbono e zero mortes em acidentes de trânsito”.

A contradição entre as duas é enorme, pois a Honda era junto da Toyota, uma voz forte no Japão contra a eletrificação plena e não fez esforços para ter carros elétricos, assim como a gigante nipônica.

Todavia, no ano passado, a Honda reconheceu na China, que os fabricantes locais estavam em um patamar que as japonesas não podiam alcançar. Só então, parece que a Honda percebeu ser um erro manter-se apenas na hibridização.

Já a Nissan, pelo contrário, propunha a eletrificação plena como ela é hoje, há mais de 10 anos, com o Leaf . Provavelmente a japonesa viu que a gama atual, reduzida, não consegue brigar com os chineses.

O kei car, um carro bem conhecido no Japão, tem características que podem ser usadas para uma gama de carros elétricos baratos nas duas marcas.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X