Honda e Sony farão carro de entrada e SUV elétrico

afeela 5
afeela 5

A joint venture da Honda com a Sony, que apresentou o sedã Afeela, tem planos para ir muito além, criando uma família de produtos elétricos e mais dois modelos serão fabricados até o final da década.

Nesse caso, a Sony Honda Mobility pretende lançar um carro compacto de entrada, mais acessível para a proposta da Sony, assim como um SUV de porte médio, que aparentemente será o produto que já vimos.

Segundo o jornal Nikkei Asia, a Sony Honda Mobility pretende lançar o SUV em 2027, enquanto o carro acessível chegará em 2028. Trata-se de um período longo, suficiente para desenvolver os dois carros do zero.

sony vision s 02 6
sony vision s 02 6

Para isso, a Sony Honda Mobility pretende dobrar seu pessoal para 500 funcionários, sendo a maioria de “engenheiros em meio de carreira”. O sedã Afeela não teve seu preço revelado, mas acredita-se que fica em média de US$ 66.000, um “VE de alto valor agregado”.

Com a guerra de preços da Tesla, cortando constantemente os preços dos Model 3 e Y, a Sony vê nos EUA e na China odis mercados onde poderá disputar com a Tesla pela preferência dos clientes com preços igualmente melhores.

Para a Sony, a Afeela deve seguir os passos da Tesla e não se basear num modelo tradicional de negócios, de modo a crescer de forma sustentável e ser lucrativa. Mas, terá gente para comprar?

sony vision s 02 7
sony vision s 02 7

Segundo levantamento da Global Data, o mercado mundial absorveu 10,8 milhões de veículos elétricos em 2023, representando 12% de todas as vendas de automóveis novos.

A previsão é que este volume suba para 24,54 milhões até 2027, representando assim 25% de todas as vendas de automóveis novos, e depois para 36,37 milhões até 2030, quando serão 36% de todas as vendas de carros novos.

Com tanto espaço para crescer, a Afeela pretende ser uma marca premium com foco na digitalização e integração total com o entretenimento e tecnologia da marca japonesa.

[Fonte: Nikkei]

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X