Honda HR-V vs Hyundai Creta: Um oferece mais por menos, o outro é melhor no desempenho e consumo

honda hr v 2024 cb autos santos (1)

Será que o HR-V tem o que é necessário para enfrentar o Creta, atual líder do segmento?

É isso o que vamos descobrir no comparativo de hoje, analisando tudo que esses SUVs podem oferecer.

Isso pode ser interessante para quem precisa de um modelo com bom nível de equipamentos e motorização eficiente, qualidades que ambos oferecem.

Mas um deles acaba se destacando.

Confira!

hyundai creta 2024 caoa santos (1)

Preços cada vez mais altos, nos dois lados

O HR-V 2025 segue com as mesmas versões e preços dos últimos meses, o que é uma boa notícia para o SUV que já nasceu mais caro que seus rivais.

A linha começa com o motor 1.5 aspirado, presente nas versões EX e EXL, que custam entre R$ 152,7 mil e R$ 162,3 mil. Depois aparecem as opções Advance e Touring, por R$ 188,5 e R$ 199,8 mil, respectivamente.

As configurações mais caras estão bem distantes das duas mais baratas, mas elas oferecem o motor 1.5 turbo.

Também vale lembrar que toda a linha vem de série com o Honda Sensing, com itens de segurança e assistência ao condutor.

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Veja os preços do HR-V 2025:

  • HR-V EX Sensing 1.5 – R$ 152.700
  • HR-V EXL Sensing 1.5 – R$ 162.300
  • HR-V Advance 1.5 Turbo – R$ 188.500
  • HR-V Touring 1.5 Turbo – R$ 199.800

O Creta 2025 teve algumas mudanças em sua gama, como a saída das versões Platinum + teto solar e Ultimate sem esse opcional. Agora, a primeira está sempre ligada ao pacote Safety, enquanto a topo de linha vem de série com a abertura no teto.

De qualquer forma, a porta de entrada segue sendo o Creta Action 1.6, por quase R$ 120 mil. Na nova geração, a linha começa com a opção Comfort Plus, que subiu de preço e já passa dos R$ 140 mil.

Com o mesmo motor 1.0 turbo, o SUV ainda tem as versões Limited Safety, Platinum Safety e N Line, que variam entre R$ 152,7 mil e R$ 178,9 mil. No topo está a Ultimate, com motor 2.0 aspirado e preço encostando nos R$ 182 mil.

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Saiba quanto custa o Creta 2025:

  • Creta Action 1.6 AT – R$ 119.990 (geração anterior)
  • Creta Comfort Plus 1.0 Turbo AT – R$ 140.090
  • Creta Limited Safety 1.0 Turbo AT – R$ 152.690
  • Creta Platinum Safety 1.0 Turbo AT – R$ 160.990
  • Creta Platinum Safety 1.0 Turbo AT + teto solar –  R$ 170.290
  • Creta N Line 1.0 Turbo AT – R$ 178.890
  • Creta Ultimate 2.0 AT – R$ 184.690

VENCEDOR: Creta.

O Creta oferece mais por menos

Especialmente depois da alta de preços na linha do Creta, podemos comparar três versões de cada SUV com valores similares. O primeiro confronto é entre o HR-V EX (R$ 152.700) e o Creta Limited Safety (R$ 152.690).

O Honda é o único com faróis em LED, controle de descida, alerta de ponto cego, ACC e freio de estacionamento elétrico com Auto Hold, enquanto o Hyundai tem faróis de neblina, sensor de estacionamento, start/stop, indicador de fadiga, paddle-shifts, chave presencial, partida remota e carregador por indução.

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No segundo round, entre HR-V EXL (R$ 162.300) e Creta Platinum Safety (R$ 160.990), o japonês tem apoio de braço no banco traseiro e retrovisor fotocrômico, enquanto apenas o rival oferece câmera 360º, banco do motorista com ventilação e GPS.

Terminamos comparando o HR-V Advance (R$ 188.500) com o Creta Ultimate (R$ 184.690). Aqui, o Honda tem A/C dual zone e sensor de chuva, mas o Hyundai topo de linha oferece rodas aro 18 e teto panorâmico.

Deu para perceber que cada modelo vai numa direção para agradar seus clientes, com exceção do confronto intermediário, onde o Creta tem itens mais importantes. Além disso, mesmo nas outras versões comparadas, ele sempre tem a vantagem do preço menor.

VENCEDOR: Creta.

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O HR-V é mais eficiente

Enquanto alguns SUVs decidem apostar somente em motores turbinados, ou ainda nem tem essa opção (como o Kicks), os dois carros nesse comparativo tem uma gama mais completa e que atende todos os gostos.

No caso do HR-V, sua linha começa com o 1.5 aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm e termina no 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm, ambos com câmbio CVT de sete velocidades.

O primeiro chega aos 100 km/h em 11,8 segundos e tem máxima de 175 km/h, enquanto o mais forte faz o mesmo em 8,9 segundos e atinge 200 km/h.

Já o Creta é vendido com três opções debaixo do capô. A geração antiga tem o 1.6 de 130 cv e 16,5 kgfm, que vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e chega aos 172 km/h. O câmbio é automático e tem seis marchas, assim como as versões abaixo.

Na nova geração, o SUV usa o 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm ou o 2.0 aspirado de 167 cv e 20,6 kgfm. O primeiro chega aos 100 km/h em 11,5 segundos e vai até os 180 km/h, enquanto o motor maior tem desempenho mais animador, com 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e máxima de 190 km/h.

honda hrv 2023 impressoes na 9
honda hrv 2023 impressoes na 9

Para quem considera esse aspecto algo importante para definir uma compra, o HR-V 1.5 turbo certamente é a melhor opção. Mas o que dizer do consumo?

Assim como no desempenho, o Honda é o melhor nesse aspecto. Sua versão aspirada tem as melhores médias em todas as situações, chegando a quase 14 km/l na estrada. Por outro lado, o Creta 1.6 foi o pior em tudo.

Ou seja, mesmo com mais opções de motorização, o Hyundai não consegue ser tão eficiente quanto seu rival.

Consumo HR-V 1.5 HR-V Turbo Creta 1.6 AT Creta 1.0 Turbo Creta 2.0
Cidade – etanol 8,8 7,9 7,1 8,3 7,7
Cidade – gasolina 12,7 11,3 9,7 11,9 11,1
Estrada – etanol 9,8 8,8 8,1 9,1 8,8
Estrada – gasolina 13,9 12,6 12,1 12,6 12,4

VENCEDOR: HR-V.

hyundai creta 2024 2
hyundai creta 2024 2

Ambos são compactos, mas espaçosos

Quando olhamos para o tamanho de cada carro, o HR-V tem a vantagem de ser mais comprido, com 4,33 e 4,38 metros, dependendo da versão, enquanto o Creta fica entre 4,29 e 4,30 metros. Por outro lado, o Creta é mais alto, chegando a 1,63 m contra 1,59 m do Honda.

Mas o restante das medidas acaba sendo muito similar: ambos chegam a 1,79 m de largura e tem 2,61 m de entre-eixos. A exceção fica por conta da geração antiga do Creta, que tem 1,78 m e 2,59 m, respectivamente.

Quem já andou nos dois carros, porém, percebeu que a vida dos passageiros traseiros é um pouco melhor no HR-V.

O espaço é ligeiramente superior, tanto para as pernas quanto para a cabeça, e o acabamento é mais refinado. Além disso, todas as versões oferecem a saída traseira do A/C e duas entradas USB.

honda hrv 2023 impressoes na 23
honda hrv 2023 impressoes na 23

O grande problema para alguns acaba sendo o porta-malas do HR-V, que caiu para 354 litros nessa geração.

Ele não é tão apertado quanto um Renegade e ainda tem o sistema Magic Seat, mas acaba perdendo feio para os 422 litros do Creta (ou 431 litros, na versão Action).

Com tudo isso explicado, você pode decidir se prefere um pouco mais de espaço e conforto para quem viaja atrás (HR-V) ou se faz questão de um porta-malas maior (Creta).

VENCEDOR: Empate.

hyundai creta n line fabrica 13
hyundai creta n line fabrica 13

Garantia maior e revisões mais baratas

Além das revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, esses SUVs não tem muita coisa similar em seus pós-vendas.

A começar pela garantia, que é de 3 anos no Honda (dentro do esperado) e de 5 anos no Creta, algo importante e até determinante para a sua compra.

O custo de manutenção até os 60.000 km também é menor no Hyundai, variando entre R$ 4,2 mil na versão Action 1.6 e R$ 4,7 mil nos modelos 1.0 turbo da nova geração.

Enquanto isso, qualquer versão do HR-V exige quase R$ 6,2 mil de seus proprietários nesse mesmo período.

Revisões HR-V Creta 1.6 Creta 1.0 Turbo Creta 2.0
10.000 km R$ 419,80 R$ 361,60 R$ 365,99 R$ 434,38
20.000 km R$ 648,36 R$ 747,51 R$ 751,90 R$ 820,29
30.000 km R$ 851,15 R$ 672,88 R$ 677,27 R$ 745,66
40.000 km R$ 1.790,64 R$ 938,13 R$ 996,82 R$ 1.030,63
50.000 km R$ 720,80 R$ 638,30 R$ 642,69 R$ 711,08
60.000 km R$ 1.707,05 R$ 816,69 R$ 1.272,33 R$ 889,47
TOTAL R$ 6.137,80 R$ 4.175,11 R$ 4.707,00 R$ 4.631,51

VENCEDOR: Creta.

honda hrv 2023 impressoes na 30
honda hrv 2023 impressoes na 30

O novo líder

Ganhar do Creta nas vendas seria difícil para qualquer concorrente no momento, afinal estamos falando do líder da categoria em 2024. Até o final de março, o modelo já havia acumulado 13.600 unidades.

Ainda que nenhum rival esteja nesse patamar, o HR-V está bem longe das primeiras posições com suas 9.706 unidades vendidas. Isso foi o suficiente apenas para a 9ª colocação, um reflexo (talvez) dos preços mais salgados.

Mesmo assim, ainda é muito cedo para garantir que o Creta será o SUV mais vendido no ano ou que o HR-V não possa melhorar a sua posição.

Por enquanto, a vitória ficou com a Hyundai.

VENCEDOR: Creta.

hyundai creta n line fabrica 7
hyundai creta n line fabrica 7

Conclusão

O Hyundai Creta teve um número maior de vitórias, e por isso ganhou o comparativo.

A única vitória do HR-V nesse comparativo veio na motorização, onde a versão 1.5 turbo tem o melhor desempenho e a 1.5 aspirada oferece o melhor consumo. O japonês ainda conseguiu empatar no espaço interno, mesmo com o porta-malas menor.

Enquanto isso, o Creta foi o melhor nos preços e no nível de equipamentos, provando seu excelente custo-benefício.

O preço de suas revisões também é menor, e o resultado nas vendas tem sido bastante animador em 2024.

Tudo isso mostra que a Hyundai não lidera o segmento mais disputado em nosso mercado à toa.

Fichas técnicas

HR-V

Creta

Preço  R$ 152.700 a R$ 199.800 R$ 119.990 a R$ 184.690
Motor 1.5 aspirado ou 1.5 turbo 1.6 aspirado, 1.0 turbo ou 2.0
Potência e torque 1.5 – 126 cv e 15,8 kgfm 1.6 – 130 cv e 16,5 kgfm
1.5 turbo – 177 cv e 24,5 kgfm 1.0 turbo – 120 cv e 17,5 kgfm
2.0 – 167 cv e 20,6 kgfm
Câmbio CVT de 7 marchas Automático de 6 marchas
Aceleração e velocidade máxima 1.5 – 11,8s e 175 km/h 1.6 – 12s e 172 km/h
1.5 turbo – 8,9s e 200 km/h 1.0T – 11,5s e 180 km/h
2.0 – 9,3s e 190 km/h
Consumo cidade 1.5 – 8,8 km/l (E) e 12,7 km/l (G) 1.6 – 7,1 km/l (E) e 9,7 km/l (G)
1.5 turbo – 7,9 km/l (E) e 11,3 km/l (G) 1.0T – 8,3 km/l (E) e 11,9 km/l (G)
2.0 – 7,7 km/l (E) e 11,1 km/l (G)
Consumo estrada 1.5 – 9,8 km/l (E) e 13,9 km/l (G) 1.6 – 8,1 km/l (E) e 12,1 km/l (G)
1.5 turbo – 8,8 km/l (E) e 12,6 km/l (G) 1.0T – 9,1 km/l (E) e 12,6 km/l (G)
2.0 – 8,8 km/l (E) e 12,4 km/l (G)
Rodas e pneus 215/60 R17 205/65 R16, 215/60 R17 ou 215/55 R18
Medidas comprimento, 4,33 m/4,38 m; altura, 1,59 m; largura, 1,79 m; entre-eixos, 2,61 m 1.6 – comprimento, 4,29 m; altura, 1,63 m; largura, 1,78 m; entre-eixos, 2,59 m
1.0T e 2.0 – comprimento, 4,30 m; altura, 1,62 m; largura, 1,79 m; entre-eixos, 2,61 m
Tanque 50 litros 55 litros (1.6) ou 50 litros (1.0T e 2.0)
Porta-malas 354 litros 431 litros (1.6) ou 422 litros (1.0T e 2.0)
Peso  1.476 a 1.643 kg 1.6 – 1.359 kg
1.0T e 2.0 – 1.270 kg a 1.359 kg
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Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.