A história do Honda NSX-R acaba de ganhar um novo capítulo histórico. Um exemplar de 2003 foi arrematado em leilão por mais de US$ 1 milhão, tornando-se o primeiro modelo da linha NSX a ultrapassar essa marca nos remates.
A venda ocorreu no conceituado Concorso d’Eleganza Villa d’Este, realizado pela Broad Arrow, e o valor final de €934.375 (cerca de US$ 1.064.000) cravou o nome desse ícone japonês entre os carros mais valorizados do planeta.
Finalizado na clássica cor Championship White e equipado com rodas BBS, o carro ainda ostenta um interior revestido em Alcantara vermelha.
Com pouco mais de 16 mil quilômetros rodados, o modelo não apenas chama atenção pela conservação impecável, mas também pelo peso histórico.
Trata-se de uma das menos de 140 unidades produzidas entre 2002 e 2005 da segunda geração do NSX-R, e apenas uma fração minúscula dessas foi parar fora do Japão.
Desenvolvido com a colaboração direta de Ayrton Senna, o NSX original já era visto como um divisor de águas entre os superesportivos.
Leve, com distribuição de peso perfeita graças ao motor V6 montado transversalmente no centro, e uma estrutura mais rígida que a de um Porsche 911 da época, o modelo chocou a indústria em 1989.
Mas foi com o NSX-R que a Honda levou o conceito ao extremo.
O Type R dispensava cavalaria exagerada. Sua proposta era criar um carro de pista homologado para as ruas.
A Honda reduziu relações de marcha, instalou um diferencial mais agressivo, reforçou a aerodinâmica com fibra de carbono e ainda conseguiu retirar mais de 120 kg do peso total.
O resultado foi uma máquina cirúrgica em curvas, capaz de encarar de igual para igual lendas como o Skyline R32 ou até mesmo o Ferrari F355.
É curioso lembrar que, nos anos 1990, a diretoria da Honda achava que produzir 6.000 unidades do NSX era um risco ousado.
Hoje, o carro é tratado como relíquia de colecionador.
Seu valor disparou, acompanhado pelo culto que se formou em torno de sua criação — e pela influência direta que teve em modelos como o McLaren F1, cujo criador Gordon Murray declarou abertamente ter se inspirado no NSX.
Com essa venda histórica, o NSX-R reafirma seu lugar no panteão dos superesportivos não apenas como uma obra-prima de engenharia japonesa, mas como um símbolo da era de ouro da indústria automotiva.
Mais que um carro, ele representa uma filosofia: desempenho sem exagero, controle absoluto e emoção em cada curva.
Para quem entende, vale cada centavo do milhão pago.
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