Honda Pop 100: Uma moto rústica e simples que custava R$ 3.990

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A Honda Pop 100 é considerada uma motocicleta rústica e simples, feita para ser um transporte básico para o dia a dia, que alia baixo custo com economia de combustível, algo bom em tempos de combustíveis caros.

A Pop foi criada em 2006 para atender clientes de baixo poder aquisitivo, que não podiam ou não queriam gastar mais para andar do ponto A ao ponto B, não buscando se destacar no meio urbano.

Feita em Manaus e baseada na Honda Biz, a Pop 100 era um veículo com o menor preço do portfólio da marca japonesa e produzida entre 2006 e 2015, quando foi substituída pela Honda Pop 110i.

Com 15 anos de mercado, o modelo Pop se tornou um best seller na região Nordeste, sendo um produto altamente valorizado por suas características que enaltecem o custo-benefício.

Mercado do modelo

Custando no lançamento R$ 3.990, a Pop 100 tinha ainda frete e troca de óleo (uma) inclusa no pacote, que visava acabar com a influência das motos chinesas, que haviam começado a chegar aqui.

Na prática, a Honda teria mais que se preocupar é com as cinquetinhas chinesas, que dominaram o cenário nordestino e anos depois, criariam um universo de rodas desconhecido do mercado e dos fabricantes.

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Com mais de 1,4 milhão do modelo Pop, a Honda provou que ainda tinha forças para lutar na região e até hoje mantém o modelo como opção barata num mercado, onde as motos elétricas começam a despontar.

Na época, a Honda projetava 150.000 unidades por ano de um modelo que não tinha partida elétrica, nem freio dianteiro a disco.

Tendo lâmpadas comuns, a Pop 100 tinha ignição eletrônica e o obrigatório catalisador, mas não entregava não além do indispensável.

Com rodas de aço raiadas e freios a tambor, a Pop usava partida por pedal, uma buzina simples e painel com somente velocímetro e hodômetros, além luzes-espia.

Motor de 97,1 cm³

A Honda Pop 100 tinha um motor monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração a ar e posição horizontal, tendo alimentação por carburador de corpo simples e abastecida apenas com gasolina.

O pequeno propulsor de 97,1 cm³ era o mesmo usado na Honda Biz 100 e era caracterizado por seu baixo consumo de combustível, além da rotação ideal para rodar na cidade, sem giros altos.

Esse motor da Honda tinha 6,5 cavalos a 8.000 rpm e 0,72 kgfm a 5.000 rpm. Com ele, trabalhava um câmbio convencional de quatro marchas, até então inexistente na linha moderna da Honda.

A Biz tinha um câmbio rotativo de quatro velocidades e embreagem semi-automática. Já a Pop 100 tinha uma transmissão cíclica com embreagem multidisco em banho de óleo com acionamento manual.

Esse foi o conjunto da Honda Pop 100 até 2009, quando a marca teve que aderir ao Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

Desempenho e consumo

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A Pop 100 tinha consumo urbano de 40 km/l, mas isso variava muito com o estilo de pilotagem, tendo as marcações de atuação de marcha no velocímetro para ajudar na busca por economia.

Com velocidade final de 105 km/h, a Pop 100 nunca foi boa de estrada, não sendo uma moto recomendável para isso, assim como Biz 100 e até as gerações atuais.

Sua velocidade de cruzeiro aceitável é de 80 km/h, sem forçar o motor.

Com autonomia urbana em torno de 160 km, a Pop 100 se tornou um ótimo transporte para as cidades.

2007

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A Honda Pop 100 surgiu em janeiro de 2007 como modelo 2007, tendo como destaque na época, além do preço de R$ 3.990, consumo de 40 km/l e simplicidade aliada à robustez mecânica.

Sem grafismos, além do nome Pop 100 no banco e da logomarca da Honda no tanque e outras partes da moto, a Pop 100 vinha nas cores vermelho, amarelo, preto e azul.

Apenas a primeira tinha o assento duplo em vermelho e assim como as demais tonalidades usando ambos a cor preta, seus amortecedores tinham molas amarelas.

2008

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A Pop 100 chegou ao modelo 2008 com algumas mudanças no visual. As cores vermelha, amarela e preta continuaram, porém, o azul ganhou uma nova tonalidade.

A pequena motocicleta da Honda ganhou novo logotipo com seu nome no assento duplo, enquanto as molas dos amortecedores passaram para a cor preta.

Já o conjunto da carenagem frontal integrada ao painel, mudou da cor da pintura da moto para preto. O preço continuou em R$ 3.990.

2009

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Para atender ao Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), a Honda instalou na Pop 100 2009 um catalisar no sistema de escapamento.

Mesmo sendo alimentada por carburador, a pequena da Honda teve que se enquadrar nas emissões de CO2. A potência caiu para 6,17 cavalos a 7.500 rpm e 0o torque subiu para 0,74 kgfm a 4.000 rpm.

Além disso, a Pop 100 2009 ganhou novo pedal de marchas, para-lama rente à roda traseira e a cor cinza entrou no lugar do amarelo.

2011

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Na linha 2011, a Honda Pop 100 ganhou novo grafismo com nome Pop 100 na carenagem, assim como o nome Honda no banco duplo.

Fora isso, a moto recebeu também nova cor roxa, lançada também na Honda CG Fan.

Não houve mudança nas demais cores oferecidas para a Pop 100 2011.

2012

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A Pop 100 2012 ganhou uma nova cor, um tom diferenciado de vermelho, assim como o grafismos da atualização anterior mudou para cinza.

O preço continuou congelado em R$ 3.990 e as principais características da Pop se mantiveram, como o motor monocilíndrico de 4 tempos e refrigeração a ar.

O propulsor continuou a entregar 6,17 cavalos a 7.500 rpm e 0,74 kgfm a 4.000 rpm, além do câmbio de quatro marchas e a embreagem convencional.

2014

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Na linha 2014, a Honda Pop 100 ganhou outra opção de cor, a nova cor azule inédita laranja, mantendo as opções de preto e vermelho.

Nessa época, o preço da Pop 100 subiu para R$ 4.300, alta que já havia sido verificada no ano anterior à chegada da linha 2014.

Assim como antes, não recebeu outras mudanças em sua composição mecânica ou estilística, mantendo seu bom custo-benefício.

2015

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Na Honda Pop 100 2015, a moto de entrada da marca japonesa chegou com pequenas mudanças no grafismos, mas preservando as cores preto, vermelho e branco.

Este seria o último ano da Pop 100, uma vez que a Honda estava entrando na era da injeção eletrônica e era importante atender os requisitos do próximo Promot.

Assim, na linha 2016 da Pop, o que surgiu foi a Honda Pop 110i, que mudou visual, mecânica e outras características da moto, que na linha 2015 custava R$ 4.400.

Fotos

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.