Horse amplia produção de motores turbo flex

renault kardian avaliação na (50)
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A Horse ampliou a produção de motores turbo flex em sua fábrica de São José dos Pinhais no Paraná.

Com isso a fornecedora de motores que pertence a Renault e também à Geely, busca também se afirmar no mercado da América do Sul.

A horse produz dois tipos de motores turbo flex, além de suas versões a gasolina para o mercado de exportação.

Esses motores não equipam apenas os carros da Renault, mas também estão disponíveis para outros fabricantes, a exemplo da volare com seu micro-ônibus híbrido e também, como divulgado, para o futuro modelo da brasileira Lecar.

Tanto o HR10 quanto o HR13 se beneficiam de um sistema de injeção direta sob medida, desenvolvido especialmente para o uso de etanol.

Cada cilindro é acompanhado por injetores de seis furos montados centralmente operando a 200bar de pressão, projetados para uma atomização de combustível excepcional, proporcionando potência e torque sem impactar a eficiência do combustível.

A Horse investiu R$ 100 milhões em sua planta de Curitiba, no Paraná, para iniciar a produção do motor Turbo Flex de 1.3 litro, após o sucesso da produção dos modelos de 1.0 litro, no início deste ano.

Guillaume Tuffier, Diretor de Estratégia de Propulsão & Engenharia Avançada da HORSE Powertrain Solutions, comenta: ”Estamos, de fato, criando soluções de propulsão sob medida para diferentes mercados ao redor do mundo”.

Tuffier conclui: “Produzir o HR10 e o HR13 no Brasil é um exemplo perfeito de como aproveitamos a expertise local para atender à demanda desse mercado. Com características de condução excepcionais, funcionamento sem falhas com dois tipos de combustível e qualidade comprovada, o HR10 e o HR13 são motores ideais para o mercado brasileiro”.

O motor de quatro cilindros de 1.3 litro – HR13 – oferece potência máxima de 167 cavalos e torque máximo de 27, 5 kgfm a apenas 1.600rpm.

Já o motor de três cilindros de 1.0 litro, chamado HR10, oferece potência máxima de 123 cavalos e torque máximo de 22,4 kgfm, com 90% do qual está disponível a apenas 1.750 rpm.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X