Horse inicia produção de motor movido a gás e gasolina com turbo e injeção direta

horse hr12 lpg
horse hr12 lpg

A Horse Technologies, empresa da Renault e Geely, iniciou em sua fábrica de Mioveni, na Romênia, a produção do mais novo motor da fabricante de propulsores, o HR12 LPG, que tem como diferencial usar GLP e gasolina, mesmo com injeção direta e turbo.

Com três cilindros e sistema híbrido leve de 48 volts, o HR12 LPG garante “assistência de torque transitória que reduz o consumo de combustível e as emissões de CO₂, habilitando os recursos como a funcionalidade start-stop e o reforço elétrico do motor durante a aceleração”.

Como se sabe, em vários países da Europa , utilizam ainda o GLP como alternativa para gasolina, diesel ou outras fontes de energia, mas nem todos os modelos dispõem de propulsores com tecnologias mais avançadas, ganhando espaço os propulsores mais antigos e simples.

Abastecido com gás liquefeito de petróleo (GLP) e gasolina, o HR12 LPG da Horse entrega 140 cavalos a 5.500 rpm e tem torque máximo de 23,5 kgfm a partir de 2.100 rpm.

Veja também

Projetado para atender ao Euro 7, o novo motor da Horse emite 9% menos de CO² quando usa o GLP em relação à gasolina.

Segundo a Horse, a injeção direta de combustível desse motor foi feita sob medida, desenvolvida especialmente para uso com gás liquefeito de petróleo, utilizando para isso um vaporizador eletrônico.

Essa tecnologia permite um controle de compressão mais preciso, empregando ainda componentes reforçados do conjunto de válvulas para suportar as cargas proporcionadas pelo uso de GLP.

Já o tanque de combustível de GLP pode ser localizado assim abaixo do assoalho do porta-malas, no compartimento do estepe do veículo, como é comumente usado por várias montadoras europeias para não ter custos maiores com mudanças estruturais mais profundas.

Assim, a solução elimina o estepe, que terá apenas calibrador e líquido de reparo, mas garantindo que não haja comprometimento do espaço do bagageiro, dando mais praticidade. Quem vai usar? Provavelmente Renault e Dacia.

 

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.