
A divisão brasileira da Horse Powertrain anunciou hoje a produção do seu motor HR13, de 1.3 litro e quatro cilindros, em sua fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
A versão flex do motor HR13 foi projetada especificamente para o mercado sul-americano, segundo a Horse e já atende às regras de emissões do Proconve L8.
Esse propulsor entrega uma potência máxima de 163 cavalos e torque máximo de 25,5 a apenas 1.600 rpm, sendo esses números menores que o 1.3 TCe usado pela Renault, que chegava a 170 cavalos com 27,5 kgfm.
O HR13 conta com um sistema de injeção direta desenvolvido especialmente para o uso de etanol, tendo injetores de seis furos montados centralmente, operando a 200 bar de pressão.
A Horse investiu R$ 100 milhões na planta brasileira e a produção do HR13 será um dos principais produtos da unidade, cuja capacidade é de até 600.000 motores anualmente.
O começo da produção do HR13 se soma ao aumento da capacidade de produção, que já havia sido ampliada com o início da fabricação do motor HR10, o 1.0 litro e 3 cilindros, no começo de 2024.
Em 2024, a empresa iniciou o processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes de alumínio para os motores HR10 e HR13, ampliando ainda as instalações de testes de propulsão e emissões para terceirizados na região.
Wesley Palma, Diretor da Fábrica da Horse Brasil, destaca: “O início da produção do HR13 no Brasil demonstra nosso compromisso em fornecer soluções de engenharia e fabricação adaptadas aos mercados locais”.
Palma, conclui: “Criado especificamente com capacidade flex fuel, o HR13 é adequado aos OEMs e consumidores brasileiros. A Horse está especialmente comprometida em localizar processos-chave de fabricação, como a fundição dos cabeçotes de cilindro dos motores”.

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