Horse inicia produção do motor HR13 Flex em São José dos Pinhais; propulsor agora tem 163 cavalos e 25,5 kgfm para atender o Proconve L8

horse hr13
horse hr13

A divisão brasileira da Horse Powertrain anunciou hoje a produção do seu motor HR13, de 1.3 litro e quatro cilindros, em sua fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.

A versão flex do motor HR13 foi projetada especificamente para o mercado sul-americano, segundo a Horse e já atende às regras de emissões do Proconve L8.

Esse propulsor entrega uma potência máxima de 163 cavalos e torque máximo de 25,5 a apenas 1.600 rpm, sendo esses números menores que o 1.3 TCe usado pela Renault , que chegava a 170 cavalos com 27,5 kgfm.

O HR13 conta com um sistema de injeção direta desenvolvido especialmente para o uso de etanol, tendo injetores de seis furos montados centralmente, operando a 200 bar de pressão.

A Horse investiu R$ 100 milhões na planta brasileira e a produção do HR13 será um dos principais produtos da unidade, cuja capacidade é de até 600.000 motores anualmente.

O começo da produção do HR13 se soma ao aumento da capacidade de produção, que já havia sido ampliada com o início da fabricação do motor HR10, o 1.0 litro e 3 cilindros, no começo de 2024.

Em 2024, a empresa iniciou o processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes de alumínio para os motores HR10 e HR13, ampliando ainda as instalações de testes de propulsão e emissões para terceirizados na região.

Wesley Palma, Diretor da Fábrica da Horse Brasil, destaca: “O início da produção do HR13 no Brasil demonstra nosso compromisso em fornecer soluções de engenharia e fabricação adaptadas aos mercados locais”.

Palma, conclui: “Criado especificamente com capacidade flex fuel, o HR13 é adequado aos OEMs e consumidores brasileiros. A Horse está especialmente comprometida em localizar processos-chave de fabricação, como a fundição dos cabeçotes de cilindro dos motores”.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X