A Horse, empresa criada pela Renault e Geely, usa a base industrial que pertencia totalmente à montadora francesa dentro e fora da Europa, tendo em seu portfólio, propulsores de origem Renault, Nissan e PSA.
Agora, segundo a Horse, surge seu primeiro motor desenvolvido após a Renault, um quatro cilindros 1.8 de aspiração natural para ser usado em carros híbridos, sendo o primeiro a versão HEV do Dacia Bigster Hybrid 155.
Fabricado em Valladolid, na Espanha, esse motor 1.8 da Horse tem 107 cavalos apenas, já que trabalha no ciclo Atkinson para ser mais um gerador que um propulsor para o grande SUV romeno.
Até agora, Renault e Dacia usaram o H4M nos híbridos, sendo esse o conhecido 1.6 16V usado aqui no Duster, assim como na Oroch e no furgão Kangoo, por exemplo.
Com o novo 1.8 litro, a Horse poderá deixar de usar o H4M, que é um derivado do HR16DE da Nissan, lembrando que a japonesa é uma das sócias da empresa, embora seja cliente de certo modo.
Esse novo propulsor, que pode vir a ser usado no Brasil, funciona com um sistema MHEV de 48V, mais um motor elétrico de 50 cavalos na caixa de transmissão, que é do tipo CVT e sem embreagem. A bateria do sistema é de lítio com 1,4 kWh.
Com 156 cavalos de potência combinada, o conjunto garante melhor desempenho em um modelo de tamanho médio, como o Bigster e o futuro SUV de estilo cupê da Renault no Brasil, por exemplo.
Este último, todavia, incorporará somente o sistema MHEV com o H5Ht ou agora chamado HR13 da Horse, podendo ter até 170 cavalos ou mais.
Por aqui, a tendência inicial é de mild hybrid flex no lugar de um HEV flex como do Corolla, entre as marcas tradicionais. Segundo a Horse, o novo 1.8 com sistema híbrido permite que o Bigster rode 80% do tempo na cidade com energia.
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