Huawei e Xiaomi levam briga de smartphones para seus carros elétricos; troca de acusações mostra como a China está em crise

xiaomi su7 ultra (1)
xiaomi su7 ultra (1)

Antes, eles pareciam ordenadamente orientados na mesma política, mas agora vemos que as coisas são bem diferentes na China atualmente e após a briga entre BYD e GWM, com participação especial da Changan, agora é a vez dos fabricantes de smartphones que andam…

Huawei e Xiaomi, diferente das outras chinesas citadas, vieram dos dispositivos móveis para o mundo das quatro rodas e até se abraçaram nesse caso, deixando de lado a disputa pelo mercado de celulares.

Todavia, o caldo azedou recentemente, com a Huawei criticando abertamente a Xiaomi por conta de seus carros elétricos.

Richard Yu, diretor-executivo e presidente do grupo de negócios de consumo da Huawei, afirmou num discurso que os carros da Xiaomi são de qualidade inferior às das marcas a qual a empresa representa.

Isso foi dito no primeiro dia do Salão do Automóvel de Shenzhen de 2025 e não ficou sem resposta da outra parte, segundo o site CNEVPost .

Yu disse: “Como vocês podem ver, uma empresa de outro setor, fabricando apenas um carro, conseguiu vendas enormes. Embora seus produtos possam não ser tão bons, eles já venderam como água”.

O executivo da Huawei diz que eles (a Xiaomi) não merecessem vendas tão altas. Possivelmente, ele está se referindo também à fila de espera de 150 dias pelo sedã SU7 da marca rival.

Richard diz que os carros da Xiaomi são inferiores não só em qualidade, mas em tecnologia de condução autônoma, sendo que as vendas infladas se deram mesmo por força do marketing.

O representante da Huawei continuou falando da empresa rival, sem citar seu nome. “Ela tem fortes capacidades de marketing e de marca. Então, um produto dela pode se tornar um sucesso de vendas”, disse.

“Nossos produtos são melhores que os deles em todos os aspectos — melhor qualidade, melhor experiência, melhor desempenho, mas não conseguimos vender tanto quanto eles, nem mesmo uma fração de suas vendas”. Será que está faltando marketing à Huawei?

Lu Weibing, CEO da Xiaomi, alegou que Yu estava difamando sua empresa e disse: “Seja a popularidade do SU7 ou a maior atenção e expectativas para o YU7 em comparação ao SU7, tudo se baseia na forte competitividade do produto”.

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X