De um lado, temos o atual líder de vendas da categoria e um dos modelos mais equilibrados do mercado, do outro o carro que redefiniu o segmento por aqui.
Afinal, quem leva a melhor: Creta ou Renegade?
Nesse comparativo, vamos descobrir qual modelo é superior no custo-benefício, no nível de equipamentos, na linha de motores, no espaço interno e no custo de revisões.
Você apostaria em qual deles?
Confira!
Preços quase iguais
A linha do Creta 2025 começa com a versão Action, que custa R$ 120 mil e ainda é da geração anterior. Pulando para a geração atual, o SUV da Hyundai conta com seis versões, sendo que a Comfort Plus é a mais barata e parte de R$ 140 mil.
Acima dela está a Limited Safety, que sai por R$ 152,7 mil e já vem com itens adicionais de segurança. O mesmo ocorre com as configurações Platinum Safety, que variam entre R$ 161 mil e R$ 170,3 mil, tendo o teto solar como diferencial.
A opção N Line segue como a versão 1.0 turbo mais cara, sendo vendida por quase R$ 179 mil. Acima dela está a Ultimate, com motor 2.0 aspirado, por R$ 184,7 mil. Lembrando que a opção de entrada Action é a única com motor 1.6 aspirado.
Veja os preços do Creta 2025:
- Creta Action 1.6 AT – R$ 119.990 (geração anterior)
- Creta Comfort Plus 1.0 Turbo AT – R$ 140.090
- Creta Limited Safety 1.0 Turbo AT – R$ 152.690
- Creta Platinum Safety 1.0 Turbo AT – R$ 160.990
- Creta Platinum Safety 1.0 Turbo AT + teto solar – R$ 170.290
- Creta N Line 1.0 Turbo AT – R$ 178.890
- Creta Ultimate 2.0 AT – R$ 184.690
O Renegade viu seus irmãos Compass e Commander receberem algumas novidades, mas ele continua praticamente o mesmo.
Com isso, a versão mais barata continua sendo vendida por R$ 118,3 mil, ficando abaixo do Creta de entrada.
A opção Sport dá um belo salto no preço e sai por quase R$ 144 mil, enquanto a versão mais vendida é a Longitude, que custa R$ 163 mil e pula para R$ 170 mil se vier com o pacote Dark. Todas usam o motor 1.3 turbo com a tração 4×2.
Finalmente, o SUV da Jeep ainda tem as versões S e Trailhawk, as duas com tração 4×4 e exatamente o mesmo preço: R$ 188 mil.
Confira os valores do Renegade 2024:
- Renegade 1.3 Turbo 4×2 – R$ 118.290
- Renegade Sport 1.3 Turbo 4×2 – R$ 143.990
- Renegade Longitude 1.3 Turbo 4×2 – R$ 162.990
- Renegade Longitude Dark 1.3 Turbo 4×2 – R$ 169.990
- Renegade S 1.3 Turbo 4×4 – R$ 187.990
- Renegade Trailhawk 1.3 Turbo 4×4 – R$ 187.990
VENCEDOR: Empate.
O Renegade é mais equipado
O Creta Action (R$ 119.990) parece caro frente ao Renegade 1.3 (R$ 118.290), pois o Hyundai é um modelo de geração anterior. Além disso, ele tem apenas os faróis de neblina e o sensor crepuscular como itens exclusivos.
Enquanto isso, o Renegade básico tem rodas aro 17, seis airbags, câmera de ré, faróis em LED com regulagem de altura, indicador de fadiga, alerta de mudança de faixa com assistente de permanência, alerta de colisão, start/stop, freio de estacionamento elétrico e multimídia de 7 polegadas.
Outra briga interessante é entre o Creta Platinum Safety com teto solar (R$ 170.290) e o Renegade Longitude Dark (R$ 169.990), versões intermediárias que se destacam pelo ótimo custo-benefício em suas respectivas gamas.
O Hyundai é mais completo, com câmera 360º, A/C com saída traseira, assistente de centralização em faixa, retrovisores com rebatimento elétrico, teto panorâmico, banco do motorista com ventilação, partida remota e Auto Hold.
Enquanto isso, o Jeep tem rodas aro 18, A/C dual zone, retrovisor fotocrômico, sensor de chuva e leitor de placas como itens exclusivos. Isso graças ao pacote Dark, que deixa a versão Longitude bem mais interessante.
Chegando ao topo, colocamos frente a frente o Creta Ultimate (R$ 184.690) e o Renegade S (R$ 187.990). Com o máximo de equipamentos, apenas o Renegade tem alerta de tráfego cruzado traseiro, tração integral, assistente de estacionamento, Wi-Fi e outros itens já citados acima.
Enquanto isso, o Creta mais completo é o único com piloto automático adaptativo, além de seguir com equipamentos que suas outras versões já tinham e a Jeep não oferece.
Em resumo, o Renegade começa bem mais equipado que seu rival e o Creta equilibra a disputa nas versões intermediárias. Mas a Jeep volta a oferecer mais no topo da gama.
VENCEDOR: Renegade.
Cavalo que anda, cavalo que bebe
A gama de motores do Creta é mais completa, começando com o 1.6 aspirado de 130 cv e 16,5 kgfm, ligado ao câmbio automático de 6 marchas (assim como os outros propulsores).
Aqui, o SUV chega aos 100 km/h em 12 segundos e tem máxima de 172 km/h.
Ainda que seja um motor confiável, a maioria dos consumidores prefere o Creta 1.0 turbo, com 120 cv e 17,5 kgfm. O desempenho, porém, é parecido: 11,5 segundos e 180 km/h.
Já o 2.0 aspirado de 167 cv e 20,6 kgfm é mais rápido, levando 9,3 segundos até os 100 km/h e chegando aos 190 km/h de máxima.
Enquanto isso, o Renegade se concentra apenas no 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas nas versões 4×2 e 9 velocidades com a tração 4×4.
O desempenho também muda: 8,7 s e 210 km/h se a tração for dianteira e 9,5 s e 202 km/h se for integral.
Se o Jeep anda mais, a Hyundai dá o troco no consumo. As versões 1.0 turbo são as mais econômicas em quase todas as medições, perdendo apenas na estrada com gasolina para o Renegade 4×2.
Enquanto isso, a versão 4×4 do Jeep é sempre o que gasta mais, e com uma diferença significativa para o rival.
Consumo | Creta 1.6 AT | Creta 1.0 Turbo | Creta 2.0 | Renegade 4×2 | Renegade 4×4 |
Cidade – etanol | 7,1 | 8,3 | 7,7 | 7,7 | 6,4 |
Cidade – gasolina | 9,7 | 11,9 | 11,1 | 10,9 | 9,0 |
Estrada – etanol | 8,1 | 9,1 | 8,8 | 9,0 | 7,6 |
Estrada – gasolina | 12,1 | 12,6 | 12,4 | 12,7 | 10,8 |
VENCEDOR: Empate.
O Creta é mais espaçoso
O Creta tem medidas mais generosas, com 4,30 m de comprimento e 2,61 m de entre-eixos, contra 4,26 m e 2,57 m do Renegade, respectivamente. Por outro lado, o Jeep é mais alto (1,70 x 1,62) e mais largo (1,80 x 1,79).
Mas são os primeiros números citados que dão mais conforto para os ocupantes traseiros do Creta, que ainda tem saída de ar-condicionado e uma entrada USB. No caso do Renegade, o espaço para as pernas é menor e não existe uma saída traseira do A/C.
A situação fica pior para o Jeep quando falamos sobre o tamanho do porta-malas, que nele é de apenas 320 litros. O Creta atual leva 422 litros, enquanto a versão Action é ainda maior, acomodando 431 litros.
VENCEDOR: Creta.
Garantia de 5 anos
Aqui temos uma situação rara e muito boa para os consumidores: os dois SUVs oferecem 5 anos de garantia para todas as versões. Isso acontece graças à recente mudança anunciada pela Stellantis, aumentando o tempo de cobertura dos utilitários da Jeep.
Além disso, a marca continua exigindo revisões a cada 12.000 km, um intervalo fora do padrão do mercado brasileiro e que elimina uma parada até os 60.000 km em relação ao Creta, que tem serviços a cada 10.000 km.
Mesmo assim, os valores cobrados no caso do Renegade são muito altos. Prova disso é que, ao final das cinco revisões, o gasto total chega a quase R$ 5 mil nas versões 4×2 e R$ 5,2 mil nos modelos 4×4.
Enquanto isso, o Creta varia entre R$ 4,1 mil e R$ 4,7 mil, e isso com seis idas à concessionária. A Jeep acertou ao aumentar a garantia do Renegade, mas talvez seria melhor diminuir o custo das revisões.
Revisões | Creta 1.6 | Creta 1.0 Turbo | Creta 2.0 | Renegade 4×2 | Renegade 4×4 |
10.000 km | R$ 361,60 | R$ 365,99 | R$ 434,38 | ||
12.000 km | R$ 767,00 | R$ 828,00 | |||
20.000 km | R$ 747,51 | R$ 751,90 | R$ 820,29 | ||
24.000 km | R$ 874,00 | R$ 935,00 | |||
30.000 km | R$ 672,88 | R$ 677,27 | R$ 745,66 | ||
36.000 km | R$ 972,00 | R$ 1.032,00 | |||
40.000 km | R$ 938,13 | R$ 996,82 | R$ 1.030,63 | ||
48.000 km | R$ 906,00 | R$ 967,00 | |||
50.000 km | R$ 638,30 | R$ 642,69 | R$ 711,08 | ||
60.000 km | R$ 816,69 | R$ 1.272,33 | R$ 889,47 | R$ 1.412,00 | R$ 1.472,00 |
TOTAL | R$ 4.175,11 | R$ 4.707,00 | R$ 4.631,51 | R$ 4.931,00 | R$ 5.234,00 |
VENCEDOR: Creta.
A queda do ex-líder
O mercado brasileiro se acostumou com o Renegade na liderança entre os SUVs, mas isso parece ter ficado no passado. Hoje é o Creta quem lidera essa turma, com 13.600 unidades no primeiro trimestre de 2024.
Já o rival da Jeep emplacou apenas 10.402 modelos, ficando na 8ª colocação. Ainda que a diferença não pareça tão grande, ela deve aumentar no decorrer do ano. Em 2023, por exemplo, o Hyundai fechou com 65.817 unidades, enquanto o Renegade teve 47.389 vendas.
VENCEDOR: Creta.
Conclusão
O Creta começou perdendo nos primeiros quesitos desse comparativo, mas ele virou o jogo e venceu a disputa.
Suas vitórias foram no espaço interno, custo das revisões e volume de vendas, mostrando ser um SUV bem equilibrado.
Enquanto isso, o Renegade ganhou apenas no nível de equipamentos, especialmente na disputa entre as versões de entrada.
Ainda tivemos empate nos preços, o que é raro, e na motorização, onde o Renegade anda mais, mas o Creta consome menos.
Fichas técnicas
Creta |
Renegade |
|
Preço | R$ 119.990 a R$ 184.690 | R$ 118.290 a R$ 187.990 |
Motor | 1.6 aspirado, 1.0 turbo ou 2.0 | 1.3 turbo (4×2 ou 4×4) |
Potência e torque | 1.6 – 130 cv e 16,5 kgfm | 185 cv e 27,5 kgfm |
1.0 turbo – 120 cv e 17,5 kgfm | ||
2.0 – 167 cv e 20,6 kgfm | ||
Câmbio | Automático de 6 marchas | Automático de 6 ou 9 marchas |
Aceleração e velocidade máxima | 1.6 – 12s e 172 km/h | 1.3T (4×2) – 8,7s e 210 km/h |
1.0T – 11,5s e 180 km/h | 1.3T (4×4) – 9,5s e 202 km/h | |
2.0 – 9,3s e 190 km/h | ||
Consumo cidade | 1.6 – 7,1 km/l (E) e 9,7 km/l (G) | 1.3T (4×2) – 7,7 km/l (E) e 10,9 km/l (G) |
1.0T – 8,3 km/l (E) e 11,9 km/l (G) | 1.3T (4×4) – 6,4 km/l (E) e 9 km/l (G) | |
2.0 – 7,7 km/l (E) e 11,1 km/l (G) | ||
Consumo estrada | 1.6 – 8,1 km/l (E) e 12,1 km/l (G) | 1.3T (4×2) – 9 km/l (E) e 12,7 km/l (G) |
1.0T – 9,1 km/l (E) e 12,6 km/l (G) | 1.3T (4×4) – 7,6 km/l (E) e 10,8 km/l (G) | |
2.0 – 8,8 km/l (E) e 12,4 km/l (G) | ||
Rodas e pneus | 205/65 R16, 215/60 R17 ou 215/55 R18 | 215/60 R17, 225/55 R18 ou 235/45 R19 |
Medidas | 1.6 – comprimento, 4,29 m; altura, 1,63 m; largura, 1,78 m; entre-eixos, 2,59 m | comprimento, 4,26 m; altura, 1,70 m; largura, 1,80 m; entre-eixos, 2,57 m |
1.0T e 2.0 – comprimento, 4,30 m; altura, 1,62 m; largura, 1,79 m; entre-eixos, 2,61 m | ||
Tanque | 55 litros (1.6) ou 50 litros (1.0T e 2.0) | 55 litros |
Porta-malas | 431 litros (1.6) ou 422 litros (1.0T e 2.0) | 320 litros (314 litros – Trailhawk) |
Peso | 1.6 – 1.359 kg | 1.476 a 1.643 kg |
1.0T e 2.0 – 1.270 kg a 1.359 kg |
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