Hyundai Linha 2020 SUVs

Hyundai Creta 2020: preço, consumo, motor, versões (e detalhes)

Hyundai Creta 2020: preço, consumo, motor, versões (e detalhes)

O Hyundai Creta 2020 é o representante da marca coreana no nosso país, que foi feito para brigar diretamente com Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks. Ele foi lançado em 2017 e em sua linha 2020 mantém a receita de sucesso que conseguiu.


Nascido em 2014 na China, o novo crossover da Hyundai na época foi batizado de ix25. O modelo aproveitou a mesma plataforma do Kia Soul para ter um corpo mais volumoso e robusto. Por lá, ele ganhou motor 1.6. T-GDI com 163 cv.

Pouco tempo depois, foi a vez do mercado indiano receber o utilitário esportivo de porte compacto, que media 4,27 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,63 m de altura e 2,59 m de entre eixos.

Com 431 litros no porta-malas e um bom espaço interno, o Hyundai ix25 foi batizado de Creta a Índia, onde provocou enormes filas de consumidores e impediu a exportação do produto por meses, a fim de que a produção – ampliada duas vezes – pudesse dar conta dos pedidos.


Lá, o crossover adotou dois motores 1.6, sendo um diesel de 128 cv e um com gasolina, que entrega 123 cv. Ambos têm opção automática de seis marchas.

Hyundai Creta 2020: preço, consumo, motor, versões (e detalhes)

Além de China e Índia, o Hyundai Creta passou a ser feito também na Rússia e Argélia, este país mais recentemente. Feito para mercados emergentes, o modelo terá ainda um motor diesel 1.4 na Índia e ganhou o nome de Cantus na República Dominicana, onde o nome Creta se refere ao órgão genital feminino.

Por enquanto, não há planos de expansão da produção do crossover para outros países.

O mais esperado é que tenha uma participação maior no leste europeu e quem sabe a partir do México para a América Latina, complementando a produção brasileira, limitada por causa da fábrica paulista estar em sua capacidade máxima instalada. Ele divide a linha com HB20, HB20S e HB20X.

Hyundai Creta 2020: preço, consumo, motor, versões (e detalhes)

Hyundai Creta 2020 – detalhes

O Hyundai Creta 2020, apesar de ter opção do mesmo motor 1.6 do Hyundai HB20, não usa a mesma plataforma do popular, e sim uma maior do Elantra. Com isso ele acaba tendo um espaço interno maior que do HB20. Além do motor 1.6, está disponível um motor 2.0 para o Creta 2020, e o câmbio pode ser manual ou automático.

Visualmente, o Hyundai Creta 2020 apresenta um estilo mais sóbrio e robusto, tendo frente elevada e exclusiva do Brasil, ganhando novos contornos no para-choque, que tem faróis de neblina, bem como grade atualizada em formato hexagonal.

O conjunto ótico tem LEDs diurnos, mas poderia oferecer xênon. A linha de cintura é alta e reforçada por vincos bem pronunciados.

As colunas C são bem espessas, passando a impressão de robustez que o Hyundai Creta 2020 quer emplacar no segmento. O teto é reto e tem vingas bem grossas, indo pelo mesmo caminho. Já a traseira apresenta lanternas Clear Type bipartidas pela tampa do bagageiro.

No interior, o Hyundai Creta 2020 em tons de tungstênio e preto, tendo um bom visual, especialmente nas portas, que possuem puxadores personalizados. Na versão Prestige, os bancos em couro apresentam também a primeira tonalidade.

Hyundai Creta 2020: preço, consumo, motor, versões (e detalhes)

O quadro de instrumentos tem apresentação muito clara e completa, assim como a multimídia com tela de 7 polegadas, que apresenta Android Auto (com Waze e Google Maps), Car Play, TV digital e OnCar, novo sistema de espelhamento que substitui o MirrorLink. Este é orientado para aparelhos Samsung e LG.

O ar-condicionado automático e a base da alavanca de câmbio bem trabalhada, dão ao Hyundai Creta 2020 na opção topo de linha, um visual bem sofisticado. O volante multifuncional com ajustes em altura e profundidade é bem completo e de fácil utilização, tendo inclusive piloto automático e revestimento em couro.

Os comandos dos vidros são bem posicionados, assim como dos espelhos externos, mais à vista do condutor, mas não distante das mãos.

Hyundai Creta 2020: preço, consumo, motor, versões (e detalhes)

Os bancos são bem confortáveis e o do motorista conta com ventilação, um diferencial que o Hyundai Creta 2020 tem em relação aos concorrentes. O modelo tem um bom espaço atrás, contando com conjunto completo de cintos e apoios de cabeça, bem como Isofix e Top Tether.

O banco traseiro é bipartido e há também difusores de ar centrais, ampliando o conforto e a atenção com quem vai atrás.

A altura interna é boa e o porta-malas com 431 litros está dentro do média, muito para uma família média.

O isolamento acústico é muito bom, assim como o pacote de equipamentos, que inclui seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, Start&Stop, sensor crepuscular, sensor de chuva, rodas de liga leve aros 16 ou 17 polegadas, entre outros.

Hyundai Creta 2020: preço, consumo, motor, versões (e detalhes)

Hyundai Creta 2020 – novidades

A Hyundai anunciou a chegada da linha 2020 do crossover compacto Creta em julho de 2019. Entre as novidades, o modelo recebeu uma interessante (porém discreta) atualização visual, mais equipamentos e a série especial Launch Edition.

Falando primeiro sobre o visual, o Hyundai Creta 2020 passa a contar com nova grade dianteira, novo para-choque, faróis com projetor e faróis de neblina com luz diurna (DRL) em LED. Já na traseira, o modelo recebeu novos para-choque, lanternas e refletores. As laterais, por sua vez, apresentam rodas com novo desenho.

Outro ponto que recebeu atenção da marca foi a lista de equipamentos, que ficou mais farta. O Hyundai Creta 2020 passa a contar, por exemplo, com carregamento sem fio para smartphones, retrovisor interno eletrocrômico e também a Hyundai Key Band, uma chave presencial em forma de pulseira. Essa última novidade tem funções como destravar as portas e porta-malas, dar partida no motor e também várias funções que atuam em conjunto com o próprio celular do condutor.

Por fim, todas essas novidades da linha são marcadas pela chegada da versão especial Launch Edition, limitada a 1.200 unidades. Baseada na versão Pulse Plus 1.6 AT, essa versão tem vários equipamentos, como rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas, faróis de neblina dianteiros com luz diurna (DRL) em LED, para-choque traseiro esportivo com acabamento preto brilhante, antena tipo barbatana, soleiras cromadas exclusivas nas portas dianteiras, chave presencial Smart Key, partida do motor por botão, sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, bancos em couro sintético de microfibra na cor marrom, seis airbags e central multimídia blueMedia com TV Digital.

Hyundai Creta 2020 – versões

  • Hyundai Creta Attitude 1.6 AT 2020 (exclusivo para Pessoas com Deficiência, PcD)
  • Hyundai Creta Attitude 1.6 MT 2020
  • Hyundai Creta Smart 1.6 AT 2020
  • Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 AT 2020
  • Hyundai Creta Launch Edition 1.6 AT 2020
  • Hyundai Creta Prestige 2.0 AT 2020

Hyundai Creta 2020: preço, consumo, motor, versões (e detalhes)

Hyundai Creta 2020 – equipamentos

Hyundai Creta Attitude 1.6 AT 2020 (exclusivo para PcD): equipado de série com airbag duplo, freios ABS com EBD, Isofix, coluna de direção colapsável, repetidores de seta nos retrovisores, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, alarme perimétrico, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, chave tipo canivete com telecomando, vidro do motorista com função “one-touch” para descida, computador de bordo, sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, volante com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, faróis com refletor e máscara cromada, lanternas Clear Type, entre outros.

Hyundai Creta Attitude 1.6 MT 2020: Rodas de liga-leve de 16 polegadas com novo design, Maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, Supervision Cluster, Computador de bordo, Chave tipo canivete, Retrovisores com luz indicadora de direção, Ar-condicionado, Alto-falantes dianteiros e traseiros, Direção elétrica, Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one-touch (descida) para motorista, Travas elétricas nas portas, Volante com regulagem de altura e profundidade, Banco do motorista com ajuste de altura, Alarme perimétrico, Lanternas Clear Type, Barras de teto longitudinais, Rádio Bluetooth, Comandos de áudio e Bluetooth no volante, Monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), Direção elétrica e Sistema Stop & Go de partida do motor.

Hyundai Creta Smart 1.6 AT 2020: itens acima + Câmbio automático de seis velocidades, Controle de estabilidade (ESP), Assistente de partida em rampa (HAC), Sinalização de frenagem de emergência (ESS), Piloto automático, Sensor de estacionamento traseiro, Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one-touch (descida) e antiesmagamento e Fechamento e abertura automática dos vidros por meio da chave.

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 AT 2020: itens acima + Contorno cromado na grade frontal, Central multimídia de 7” com TV Digital”, Acendimento automático dos faróis, Faróis de neblina, Câmera de ré, Ar-condicionado automático digital, Rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e novo design e Volante revestido em couro.

Hyundai Creta Launch Edition 1.6 AT 2020: itens acima + Airbags laterais, Airbags de cortina, Chave presencial smart key, Partida do motor por botão, Maçanetas externas cromadas, Bancos em couro sintético de microfibra na cor marrom, Painel com acabamento na cor marrom, Antena tipo barbatana, Faróis com projetor e detalhes em preto, Luz diurna DRL de LED e iluminação lateral cornering lamp, Moldura do para-choque traseiro com design esportivo e Soleiras personalizadas.

Hyundai Creta Prestige 2.0 AT 2020: itens da Pulse Plus + Motor 2.0, Airbags laterais, Airbags de cortina, Chave presencial smart key, Partida do motor por botão, Saída de ar para os bancos traseiros, Maçanetas externas cromadas, Advanced Supervision Cluster, Central Multimídia blueNav de 7 polegadas com TV Digital, Banco do motorista com ventilação, Alarme volumétrico com sensor de inclinação, Antena tipo barbatana, Faróis com projetor, Luz diurna DRL de LED e iluminação lateral cornering lamp, Bancos em couro sintético de microfibra na cor marfim com detalhes em marrom, Painel com acabamento na cor marrom, Lanternas Diamond Vision com luzes de LED, Retrovisor eletrocrômico, Roda de liga leve de 17” com acabamento diamantado e novo design, Hyundai Key Band, Carregador de celular sem fio e Rebatimento automático dos retrovisores externos.

Opcionais:

  • Bancos em couro sintético na cor preta
  • Acabamento do painel na cor preta

Hyundai Creta 2020: preço, consumo, motor, versões (e detalhes)

Hyundai Creta 2020 – preços

  • Hyundai Creta Attitude 1.6 AT 2020 (exclusivo para Pessoas com Deficiência, PcD) – R$ 69.990
  • Hyundai Creta Attitude 1.6 MT 2020 – R$ 80.990
  • Hyundai Creta Smart 1.6 AT 2020 – R$ 86.490
  • Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 AT 2020 – R$ 94.990
  • Hyundai Creta Launch Edition 1.6 AT 2020 – R$ 99.990
  • Hyundai Creta Prestige 2.0 AT 2020 – R$ 107.990

Hyundai Creta 2020 – motores

As versões Attitude, Pulse e Pulse Plus do Creta 2020 podem vir com o motor 1.6 Gamma, que tem comando de válvulas variável Dual CVVT, duplo comando de válvulas DOHC, quatro válvulas por cilindro e sistema de partida a frio “e-start” sem tanque adicional de gasolina, com potência de 123 cv com gasolina e 130 cv com etanol, a 6.000 rpm, e torque de 16 e 16,5 kgfm, a 4.500 rpm.

Este propulsor 1.6 aspirado vem com transmissão manual de seis marchas ou uma caixa automática de seis velocidades. Trata-se de um motor já bem conhecido do lineup da Hyundai-Kia e vem equipando parte das versões de outros modelos.

A versão Pulse também tem a opção do motor 2.0 Nu, sendo que na versão de topo Prestige este é o único motor disponível.

Ele tem bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas variável Dual CVVT, duplo comando de válvulas DOHC, quatro válvulas por cilindro e sistema de partida a frio “e-start”, capaz de desenvolver 156 cv de potência na gasolina e 166 cv no etanol, a 6.200 rpm, e 19,1 e 20,5 kgfm de torque, a 4.700 rpm.

Este motor Nu 2.0 já tem algum tempo de mercado e equipa modelos como o Hyundai Elantra 2019, por exemplo.

Trata-se de um motor potente e com bom torque, mas aspirado. Ele é oferecido apenas com a caixa de transmissão automática de seis marchas, que equipa essas duas versões do Hyundai Creta 2020.

Hyundai Creta 2020: preço, consumo, motor, versões (e detalhes)

Hyundai Creta 2020 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final:

  • Hyundai Creta 1.6 MT 2020 – 11,9 segundos e 172 km/h
  • Hyundai Creta 1.6 MT 2020 – 12,0 segundos e 172 km/h
  • Hyundai Creta 1.6 MT 2020 – 9,7 segundos e 188 km/h

O Hyundai Creta 2020 vem em cinco configurações, reunindo dois motores e duas caixas de câmbio. Na primeira delas, a versão 1.6 manual, o crossover da marca sul-coreana apresenta uma boa performance por conta de sua leveza, em torno de 1.296 kg.

Com bom escalonamento de marchas, o modelo apresenta boa saída e retomadas bem animadoras, bem como garante ultrapassagens seguras com apenas uma redução de marcha.

O Creta 1.6 manual tem boa força em baixa rotação e engates suaves e precisos, com alavanca de curso mediano. A embreagem de acionamento macio também agrada, assim como a posição de dirigir.

Neste pacote – com motor 1.6 entregando 123 cv com gasolina e 130 cv com etanol, ambos a 6.000 rpm, além de torque de 16,0 kgfm e 16,5 kgfm, conseguidos em 4.500 rpm – o SUV compacto vai de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e com máxima de 172 km/h.

No consumo ele faz 7,6 km/litro na cidade e 8,2 km/litro na estrada com etanol. Na gasolina, os números são melhores, fazendo 10,4 km/litro na cidade e 11,7 km/litro na estrada.

Com transmissão automática de seis marchas, o Hyundai Creta 2020 tem um bom comportamento, oferecendo mais conforto ao dirigir e um consumo próximo da versão manual.

O conjunto apresentado tem boas respostas em baixa velocidade, retomadas adequadas ao perfil do carro e dinâmica de condução superior. O motor sobe rapidamente de giro, mas apresenta uma rotação adequada na maior parte da condução.

Hyundai Creta 2020: preço, consumo, motor, versões (e detalhes)

O câmbio, com engates suaves, tem uma relação igualmente adequada e não deixa buracos para o motor. As trocas chegam a ser imperceptíveis durante a condução, graças ao sistema com troca rápida e suave. Pena não ter paddle shifts para se obter melhor resposta de forma manual.

A rotação fica em um nível adequado quando em cruzeiro, reduzindo ruído e mantendo um bom consumo. O Creta 1.6 automático faz 7,1 km/litro na cidade e 8,2 km/litro, quando abastecido por etanol.

No caso do derivado de petróleo, o crossover oferece 10,1 km/litro no ciclo urbano e 11,3 km/litro no rodoviário. Apenas um pouco mais lento que o manual, o modelo atinge os 100 km/h em 12,0 segundos e tem a mesma máxima de 172 km/h.

Por fim, o Hyundai Creta 2.0 2020 só vem com transmissão automática de seis marchas. O propulsor Nu 2.0 com seus 156 cv de potência na gasolina e 166 cv no etanol, obtidos a 6.200 rpm, bem como 19,1 kgfm e 20,5 kgfm de torque, ambos a 4.700 rpm, responde muito bem ao acelerador, embora a rotação suba rapidamente em detrimento da atuação, que é apenas mediana.

As saídas são interessantes, assim como as retomadas. No entanto, todo esse esforço para puxar 1.399 kg, tem seu preço.

Mesmo com Start&Stop e uma excelente caixa automática de seis marchas, o Creta 2.0 2020 tem um consumo elevado, fazendo 6,9 km/litro na cidade e 10,0 km/litro na estrada, nesse caso com álcool. Os demais números são 8,2 km/litro no anda-e-para das metrópoles e 11,4 km/litro nas rodovias, desde que com tanque cheio de gasolina. Rodando a 110 km/h, a rotação fica na casa de 2.500 rpm, o que é muito bom para consumo e conforto a bordo.

O comportamento dinâmico do Hyundai Creta 2020 é bom.

Embora seu estilo seja bem sóbrio, o crossover tem uma boa posição de dirigir, direção elétrica bem progressiva, freios bem adequados à proposta e suspensão com ajuste calibrado mais para o conforto e absorve bem as irregularidades do solo, embora apresente uma boa estabilidade em curvas e desvios rápidos.

Já bem equipado com controles de tração e estabilidade, o sul-coreano feito em Piracicaba-SP garante uma boa condução, apesar do consumo.

Apenas aspirado, o Hyundai Creta encontraria mais clientes com uma versão turbinada, que traria mais eficiência energética e performance ao modelo. Mas, ainda assim, o atual produto mostra que a marca está no caminho certo e esperamos que futuramente ele venha mais incrementado e econômico.

Hyundai Creta 2020 – consumo

Consumo do Hyundai Creta 1.6 manual

Ciclo urbano (cidade): 7,6 km/l (etanol) e 10,4 km/l (gasolina)
Ciclo rodoviário (estrada): 8,2 km/l (etanol) e 11,7 km/l (gasolina)

Consumo do Hyundai Creta 1.6 automático

Ciclo urbano (cidade): 7,1 km/l (etanol) e 10,1 km/l (gasolina)
Ciclo rodoviário (estrada): 8,2 km/l (etanol) e 11,3 km/l (gasolina)

Consumo do Hyundai Creta 2.0 automático

Ciclo urbano (cidade): 6,9 km/l (etanol) e 8,2 km/l (gasolina)
Ciclo rodoviário (estrada): 10 km/l (etanol) 11,4 km/l (gasolina)

Hyundai Creta 2020 – manutenção e revisão

O Hyundai Creta 2020 é oferecido com garantia de cinco anos, sem limite de quilometragem. Já as revisões serão periódicas até 60 mil quilômetros com preços fixos. Ao adquirir o modelo, o consumidor recebe a primeira mão de obra gratuita. Confira as tabelas divulgadas pela Hyundai:

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.6

Preços 2.0

10.000 km

R$ 227,18

R$ 245,41

20.000 km

R$ 555,91

R$ 574,14

30.000 km

R$ 472,62

R$ 490,85

40.000 km

R$ 707,60

R$ 725,83

50.000 km

R$ 445,35

R$ 463,58

60.000 km

R$ 610,45

R$ 628,68

Hyundai Creta 2020 – ficha técnica

Motor

Gamma 1.6

Nu 2.0

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.591

1.999

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

11:1

12,1:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 123 cv @ 6000 rpm / Etanol: 130 cv @ 6000 rpm

Gasolina: 156 cv @ 6200 rpm / Etanol: 166 cv @ 6200 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 16,0 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 16,5 kgfm @ 4500 rpm

Gasolina: 19,1 kgfm @ 4700 rpm / Etanol: 20,5 kgfm @ 4700 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas / Automático 6 marchas

Automático 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / tambor

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Calota ou liga-leve aro 16 / 17 polegadas

Liga-leve aro 17 polegadas

Pneus

205/65 R16 / 215/60 R17

215/60 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.270

4.270

Largura sem retrovisores (mm)

1.780

1.780

Altura (mm)

1.635

1.635

Distância entre os eixos (mm)

2.590

2.590

Capacidades

Porta-malas (litros)

431

431

Tanque (litros)

55

55

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

461 (MT), 430 (AT)

415

Peso em ordem de marcha (kg)

1.296 (MT), 1.359 (AT)

1.399 (AT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Hyundai Creta 2020 – fotos

Hyundai Creta 2020: preço, consumo, motor, versões (e detalhes)
Nota média 3.8 de 19 votos

Eber do Carmo

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 13 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.

  • mjprio

    So uma observação:a versão Pulse/ pulse plus vem com motor 1.6. A menos que tenha mudado, a 2.0 so vem nas versões sport e prestige

  • Paulo

    Dizer que o 2.0 é gastão, fica estranho frente ao 1.6 AT, 6,9km/l frente 7,1 do 1.6. a única diferença fica por conta do consumo em estrada, que eu acho que esta errada, 8,2 para o 1.6 contra 10 do 2.0, creio que esta invertido.

  • Leo Jr

    Tenho um, excelente carro, sou muito satisfeito com ele. O conforto ao dirigir se destaca, fiquei surpreso desde o test drive, n perde para nenhum alemão. Minha maior queixa é para a estabilidade: não que ela seja ruim, aposto que alguns nunca vão notar isso, mas eu fui acostumado com hatchs e sedãs, e o Creta a partir dos 80km/h, após alguma freiada mais brusca, pode sair um pouco de traseira. Não é a proposta do carro mesmo, mas ele tem esse detalhe que me incomoda. Isso deve-se ao fato dele ter um entre-eixo curto e ser um pouco alto, na verdade é um mal de SUVs médios/compactos, se essas proporções fossem diferentes traria uma estabilidade maior. Mas ainda sim, o carro é maravilhoso, pelo valor e pelo que oferece, não há melhor!

    Na parte de desempenho no texto, fala das 3 versões, mas aparece apenas o nome Hyundai Creta 1.6 MT 2019, precisa ajustar.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email