
Em um anúncio surpreendente feito durante o lançamento da divisão Genesis Magma na França, o CEO da Hyundai Motor Company, José Muñoz, afirmou que o grupo sul-coreano ultrapassou a Volkswagen em lucratividade global.
A declaração marca uma reviravolta histórica na indústria automotiva, colocando a Hyundai como a segunda montadora mais lucrativa do mundo, atrás apenas da líder incontestável Toyota.
Segundo Muñoz, a Hyundai já é, há alguns anos, a terceira maior montadora em volume de vendas, mas agora assumiu a vice-liderança quando o critério é lucro.
“Nos tornamos, já há alguns anos, a terceira OEM (expressão que significa fabricante de equipamento original) global. E, de fato, quando falamos de lucro, somos a número dois. Acabamos de ultrapassar a Volkswagen”, afirmou o executivo sem rodeios.
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Ele atribui esse avanço à estratégia de integração vertical da empresa, que permite à Hyundai controlar diretamente várias etapas do processo produtivo e tecnológico.
Esse “Poder do Grupo”, como é chamado internamente, envolve mais de 50 empresas alinhadas em torno dos mesmos objetivos — incluindo nomes como a Boston Dynamics (robótica) e a Supernal (veículos aéreos elétricos).
Apesar dos impactos causados por tarifas comerciais, especialmente no mercado norte-americano, Muñoz destacou que a Hyundai perdeu apenas 30% em alguns indicadores, enquanto concorrentes enfrentaram quedas superiores a 70%.
Enquanto isso, o Grupo Volkswagen enfrenta cortes de custos, ameaças de fechamento de fábricas na Alemanha e atrasos no desenvolvimento de softwares.
A Hyundai, por sua vez, segue em alta, impulsionada por uma estratégia de plataformas flexíveis que permite alternar entre modelos elétricos e híbridos com agilidade.
Esse sucesso operacional é o que tem financiado projetos ambiciosos como a nova divisão de alta performance Genesis Magma, responsável por modelos extremos como o recém-apresentado esportivo de 478 kW (650 cv).
Em contraste com rivais que estão enxugando orçamentos e cortando lançamentos, a Hyundai aposta em expansão, inovação e diversificação tecnológica.
O momento da empresa reflete uma mudança de paradigma na indústria global, onde a agilidade, a integração tecnológica e o domínio sobre a cadeia de produção estão se mostrando mais eficazes que os modelos tradicionais de gestão automotiva.
Com esse novo patamar de rentabilidade, a Hyundai se consolida não apenas como uma potência de vendas, mas como uma das marcas mais lucrativas, resilientes e estrategicamente preparadas da nova era automotiva.
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