Hyundai dispara nos lucros, ultrapassa Volkswagen e se torna a 2ª montadora mais lucrativa do mundo

hyundai logo (2)
hyundai logo (2)

Em um anúncio surpreendente feito durante o lançamento da divisão Genesis Magma na França, o CEO da Hyundai Motor Company, José Muñoz, afirmou que o grupo sul-coreano ultrapassou a Volkswagen em lucratividade global.

A declaração marca uma reviravolta histórica na indústria automotiva, colocando a Hyundai como a segunda montadora mais lucrativa do mundo, atrás apenas da líder incontestável Toyota.

Segundo Muñoz, a Hyundai já é, há alguns anos, a terceira maior montadora em volume de vendas, mas agora assumiu a vice-liderança quando o critério é lucro.

“Nos tornamos, já há alguns anos, a terceira OEM (expressão que significa fabricante de equipamento original) global. E, de fato, quando falamos de lucro, somos a número dois. Acabamos de ultrapassar a Volkswagen”, afirmou o executivo sem rodeios.

Veja também

hyundai jose munoz
hyundai jose munoz

Ele atribui esse avanço à estratégia de integração vertical da empresa, que permite à Hyundai controlar diretamente várias etapas do processo produtivo e tecnológico.

Esse “Poder do Grupo”, como é chamado internamente, envolve mais de 50 empresas alinhadas em torno dos mesmos objetivos — incluindo nomes como a Boston Dynamics (robótica) e a Supernal (veículos aéreos elétricos).

Apesar dos impactos causados por tarifas comerciais, especialmente no mercado norte-americano, Muñoz destacou que a Hyundai perdeu apenas 30% em alguns indicadores, enquanto concorrentes enfrentaram quedas superiores a 70%.

Enquanto isso, o Grupo Volkswagen enfrenta cortes de custos, ameaças de fechamento de fábricas na Alemanha e atrasos no desenvolvimento de softwares.

A Hyundai, por sua vez, segue em alta, impulsionada por uma estratégia de plataformas flexíveis que permite alternar entre modelos elétricos e híbridos com agilidade.

Esse sucesso operacional é o que tem financiado projetos ambiciosos como a nova divisão de alta performance Genesis Magma, responsável por modelos extremos como o recém-apresentado esportivo de 478 kW (650 cv).

Em contraste com rivais que estão enxugando orçamentos e cortando lançamentos, a Hyundai aposta em expansão, inovação e diversificação tecnológica.

O momento da empresa reflete uma mudança de paradigma na indústria global, onde a agilidade, a integração tecnológica e o domínio sobre a cadeia de produção estão se mostrando mais eficazes que os modelos tradicionais de gestão automotiva.

Com esse novo patamar de rentabilidade, a Hyundai se consolida não apenas como uma potência de vendas, mas como uma das marcas mais lucrativas, resilientes e estrategicamente preparadas da nova era automotiva.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.