Hyundai e CAOA fecham acordo; brasileira continuará a fabricar carros da coreana

hyundai caoa
hyundai caoa

A Hyundai Motor Brasil Montadora de Automóveis (HMB) e a CAOA Montadora de Veículos chegaram a um novo acordo e a partir de agora, oficialmente, a HMB será responsável pela importação, distribuição e comercialização de veículos vindos de fora.

Como já veiculado na imprensa há alguns dias, a CAOA deixa de representar a Hyundai na importação de carros, porém, continuará como produtora de veículos do fabricante sul-coreano, que agora toma para si o negócio que há mais de 20 anos estava com o grupo brasileiro.

Além disso, a rede de concessionárias será unificada, com carros feitos pela CAOA e pela HMB sendo vendidos no mesmo espaço e assim encerrando uma dualidade estranha aos olhos do consumidor brasileiro. A nova rede terá 250 lojas, sendo 46 da CAOA.

Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul, comenta: “A partir de agora, todo o portfólio global da Hyundai passa a ter sua comercialização no Brasil simplificada e agilizada a partir da atualização da parceria entre Hyundai e CAOA, respondendo ao momento atual, de elevada competitividade e crescente eletrificação do setor automotivo, e provendo de maneira mais efetiva a visão da Hyundai de Progresso para a Humanidade”.

Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, Presidente da CAOA, diz: “Estamos orgulhosos em anunciar esse novo modelo de parceria que fará tanto a Hyundai quanto a CAOA crescerem. Nossa fábrica está totalmente preparada para receber os novos veículos e estamos comprometidos em contribuir para que a Hyundai alcance novos patamares de vendas. Temos um profundo carinho pela marca Hyundai, que faz parte da nossa história de sucesso e de nossos projetos futuros”.

No novo negócio, a importação dos modelos globais, a ser conduzida pela Hyundai, terá participação da CAOA nos resultados financeiros. Já o fornecimento de peças de reposição também será controlado pela Hyundai.

Com investimento de R$ 3 bilhões, a CAOA planeja um segundo turno e até um terceiro em Anápolis, onde deve produzir os modelos Novo Tucson e Santa Cruz, entre outros. Oficialmente, as duas empresas não revelaram quais produtos serão.

Já em Piracicaba, serão aplicados R$ 5,5 bilhões e o objetivo da Hyundai, com as duas plantas, é agilizar a eletrificação do portfólio e o estudo e a implementação de diversas outras soluções de mobilidade inteligente e veículos movidos a células de hidrogênio.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X