
A picape elétrica que virou fenômeno na Coreia do Sul está agora expandindo sua presença para Europa, Oriente Médio, América do Sul e Oceania.
A KGM (KG Mobility), fabricante sul-coreana anteriormente conhecida como SsangYong, inicia a ofensiva global da Musso EV, sua primeira picape 100% elétrica, mirando um público que busca utilidade, eficiência e versatilidade.
Após estrear oficialmente na Alemanha, deixando para trás os nomes mais fortes da Coréia do Sul (Hyundai e Kia), a picape agora desembarca na Austrália com preços a partir de 60 mil dólares australianos (cerca de R$ 195 mil, sem taxas locais).
Serão oferecidas três versões: uma 2WD de entrada, a intermediária Black Edge e a topo de linha com tração integral (AWD), que custam AU$ 60.000, AU$ 62.000 e AU$ 64.000, respectivamente.
Veja também

Mesmo com expectativa inicial de preço próximo aos AU$ 70 mil, o valor competitivo coloca a Musso EV frente a frente com a BYD Shark 6 PHEV, embora a picape chinesa seja apenas híbrida plug-in.
Com motor 100% elétrico alimentado por uma bateria LFP de 80,6 kWh, a Musso EV oferece até 420 km de alcance no ciclo WLTP.
A recarga de 20% a 80% pode ser feita em cerca de 31 minutos, segundo a fabricante.
Voltada para o uso urbano e fora-de-estrada leve, a picape tem capacidade de reboque de 1.800 kg, vão livre de 18,1 cm e proporções próximas à Ford Ranger.

São 5,16 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 1,74 m de altura, com porte semelhante a outras médias vendidas no Brasil.
Por dentro, o design lembra modelos da Hyundai e Kia, com telas digitais unificadas para quadro de instrumentos e multimídia.
Com essa nova geração de veículos eletrificados — que inclui também o SUV híbrido Torres HEV —, a KGM alcançou o maior volume de exportações da marca em 11 anos.

Em outubro, foram 783 unidades da Musso EV embarcadas para o exterior, além de 603 unidades do Torres HEV.
A aceitação tem sido forte: em seu lançamento doméstico na Coreia do Sul, mais de 3.200 unidades foram encomendadas em apenas duas semanas, com o lote online esgotando em menos de duas horas.
Desde então, a Musso EV já ultrapassou 6 mil unidades vendidas globalmente.
A KGM posiciona o modelo como “uma nova alternativa aos SUVs médios”, focando em consumidores que desejam a praticidade de uma caçamba sem abrir mão de conforto e conectividade.

Mesmo com essa estratégia global, a picape não será oferecida nos Estados Unidos — ao menos por enquanto —, pois a marca ainda não atua naquele mercado.
Enquanto isso, a Ford enfrenta dificuldades com sua própria picape elétrica, a F-150 Lightning, cuja produção foi pausada recentemente.
Há rumores de que a montadora americana pode até abandonar o projeto, abrindo espaço para concorrentes emergentes como a Musso EV.
Com visual robusto, boas capacidades e preço competitivo, a picape elétrica da KGM mostra que há espaço para alternativas além das gigantes tradicionais — e promete disputar mercado em regiões como América do Sul, onde picapes são parte da cultura automotiva.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










