Hyundai e Kia também terão carro elétrico com extensor de alcance

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A tecnologia EREV ou Extended Range Electric Vehicle não é nada nova, tendo proeminência aqui com o BMW i3 na metade da década passada, mas que perdeu apelo para as baterias mais potentes que hoje dominam os carros elétricos.

Todavia, a busca por uma autonomia bem elevada, superior ao normalmente obtido por um carro elétrico puro (EV),m fez com que a EREV voltasse à pauta das montadoras e a Hyundai-Kia está desenvolvendo esse tipo de propulsão.

O objetivo do grupo sul-coreano não é empregá-lo em automóveis, mas em picapes e SUVs, para preencher a lacuna até que a adoção total de veículos elétricos se torne mais generalizada no mercado internacional.

Como se sabe, a tecnologia EREV consiste de uma pequena bateria de lítio, que pode ter de 10 a 20 kWh ou até mais, além de um ou dois motores elétricos, bem como um motor a gasolina aspirado ou turbo, que funciona essencialmente como gerador.

Isso porque a tração é feita somente pelo motor elétrico, com o motor a gasolina carregando tanto motor elétrico quanto a bateria de lítio. Com esse esquema, o carro elétrico com extensor de alcance consegue em média 1.000 km de autonomia.

Com pouca expectativa em relação a pontos de recarga e também devido à autonomia ainda baixa de carros 100% elétricos, a Hyundai-Kia pretende adicionar a EREV no mercado americano, reduzindo assim a dependência de infraestrutura.

Para picape e SUV, tanto monoblocos quanto chassi podem receber esse tipo de propulsão, isolando assim o motor-gerador, que poderia ser tanto o 1.6 Kappa dos híbridos comuns quanto o 2.0 Nu em veículos maiores.

Com baterias da Samsung ou LG Chem, o EREV da Hyundai-Kia pode destacar mais modelos que não sejam totalmente dedicados à eletrificação, como os modelos a combustão das duas marcas.

Como já possuem cofre do motor, são mais fáceis de aceitar a tecnologia EREV, mas por ora, nenhum modelo em específico foi revelado.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X