
Embora muito se fale em baterias maiores e mais sofisticadas, com capacidades superiores de carga e elementos tecnológicos de próxima geração, nada adianta aos carros elétricos se os mesmos não focarem em aerodinâmica.
A Hyundai vem explorando isso há algum tempo e o Ioniq 6 é um vislumbre disso, ao se buscar o menor coeficiente de arrasto possível para se reduzir o consumo de energia.
O peso elevado dos carros elétricos exige mais energia dos motores e em velocidade, agora que o foco de várias marcas está na estrada, é a aerodinâmica.

O menor arrasto sempre foi perseguido pelas marcas de carros para economizar combustível e o mesmo agora com a energia elétrica, com a coreana apostando em um centro de desenvolvimento e pesquisa em Namyang, na Coreia do Sul.
Veja também
Em busca também de maior autonomia e desempenho de veículos elétricos, a Hyundai tem nessa instalação de aproximadamente 6.000 m² (o tamanho aproximado de um campo de futebol), um túnel de vento com turbina de 3.400 cavalos, simulando velocidades de fluxo de ar de até 200 km/h.
Essa é a velocidade limite para a maioria dos carros elétricos, com exceção daqueles com propostas de alta performance, já que os próprios motores elétricos possuem tais limitações sem uma transmissão mais longa ou um projeto específico.

Construído com pás do ventilador em fibra de carbono, o túnel de vento reduz o ruído para 54 dB a 100 km/h. Além disso, há um sistema de correia rotativa que replica o fluxo de ar ao nível do solo.
Isso permite uma análise de arrasto e sustentação mais aprimorada, medindo a resistência e as forças verticais.
Também propicia uma otimização do fluxo de esteira, reduzindo a turbulência atrás do veículo por meio do estudo de padrões de vórtices, melhorando a eficiência.
Dessa forma, a Hyundai conseguiu o menor coeficiente de arrasto aerodinâmico do mundo em um carro de produção em massa, no caso o Ioniq 6, com 0,144 Cd.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










