Hyundai i30: concessionárias colocam óleo errado

hyundai i30

O Hyundai i30 usa óleo 5w30 em seu motor, mas várias concessionárias andam colocando óleo 10w40 no lugar do mesmo, já que esse óleo é bem mais barato, caindo de algo em torno de R$ 50 para R$ 35 o litro, segundo a revista Quatro Rodas de maio de 2011.

Quando a pessoa leva seu Hyundai i30 para a revisão de 2.500 km na concessionária, percebe que algum tempo depois o motor passa a fazer um barulho estranho, que antes não existia.

Verificando o assunto, descobre que a concessionária colocou óleo 10w40 no lugar do 5w30, uma prática muito séria que pode ter consequencias drásticas para o motor.

Aí as concessionárias tentam resolver o problema do barulho trocando peças como tuchos e comandos das válvulas, mas é claro que não adianta, pois o problema é o óleo errado que foi colocado para uma pequena economia financeira.

Outras concessionárias sorrateiramente colocam um aditivo no óleo, o que faz com que o barulho suma por uns 3.000 km, mas depois volte com ainda mais força.

A revista entrou em contato com várias concessionárias perguntando que óleo elas colocam no i30 quando fazem a revisão, e a resposta sempre era de que o óleo usado é mesmo o 10w40. E elas fazem isso apesar de o manual do carro recomendar claramente os óleos de especificação 5w20 ou 5w30.

O i30 Clube registrou pelo menos 10 casos iguais, então fica o alerta para quem tiver o modelo. Exija que o óleo colocado seja o 5w30, e se possível, acompanhe a troca para ver se este óleo está mesmo sendo usado conforme recomendado.

Hyundai i30 2011 – ficha técnica

MOTOR
Cilindrada: 1.975 cc
Cilindros: 4, em linha
Válvulas por cilindro: 4
Combustível: Gasolina
Potência: 145 cv @ 6.000 rpm
Torque: 19 kgfm @ 4.600 rpm
Taxa de compressão: 10,1:1
Código do motor: Beta

TRANSMISSÃO
Câmbio: Automático
Marchas: 4
Tração: Dianteira

DESEMPENHO
Aceleração 0 a 100 km/h 10,6 s
Velocidade máxima 195 km/h

CONSUMO
Urbano 8,9 km/l
Rodoviário 10,1 km/l
Autonomia máxima 535 km

SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, McPherson
Traseira: Independente, multibraço

FREIOS
Dianteira: Disco ventilado
Traseira: Disco

DIREÇÃO
Assistência: Elétrica
diâmetro de giro: 10,7 m

PNEUS E RODAS
Dianteira: 225/45 R17
Traseira: 225/45 R17

DIMENSÕES
Comprimento: 4.245 mm
Altura: 1.480 mm
Largura: 1.775 mm
Entre-eixos: 2.650 mm

PESO E CAPACIDADES
Peso: 1.327 kg
Porta-malas: 340 litros
Carga útil: 453 kg
Tanque de combustível 53 litros

Fonte: Quatro Rodas

google news2COMPARTILHE
Twitter FacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X